José Augusto Borowsky

Primeira edição da Festa Nacional do Fumo teve desfile, exposições e programação ampla

Santa Cruz do Sul está vivendo a 38ª Oktoberfest. Mas, nesta segunda-feira, 9, a coluna Memória, escrita semanalmente pelo jornalista José Augusto Borowsky, lembra da 1ª Festa Nacional do Fumo, que pode ser considerada a origem da Oktober. A Fenaf foi de 15 de outubro a 6 de novembro de 1966, há 57 anos.

A abertura aconteceu sábado (dia 15). Devido à chuva, o presidente da República, marechal Castelo Branco, acabou vindo no dia seguinte. O desfile cívico-militar, que seria à tarde, foi cancelado. Mas no domingo ocorreu o desfile de carros alegóricos, prestigiado por milhares de pessoas. Houve também  show da Esquadrilha da Fumaça.

LEIA TAMBÉM: Memória: Hotel Charrua foi construído visando a Fenaf

Publicidade

Para o evento, foram feitos muitos investimentos no Parque da Fenaf, incluindo a construção do pavilhão de exposições (agora usado para os bailes da Oktoberfest), o pórtico de entrada e pavilhões de madeira para a agropecuária. As principais empresas da cidade ocuparam os estandes.

Um dos espaços mais visitados foi o da Cia. de Fumos Santa Cruz, que instalou uma máquina de fabricação de cigarros. Todas as fumageiras estiveram presentes e distribuíram pequenas embalagens com amostras de produtos. Fora do central, havia outros ambientes, com exposição de animais, e um parque de diversões.

LEIA TAMBÉM: Memória: pavimentação do Aeroporto marcou aniversário de 106 anos de Santa Cruz

Publicidade

A programação da Festa do Fumo foi ampla. No interior do parque, houve  apresentações de danças típicas, CTGs, orquestras e bandas marciais. Nos clubes, ocorreram bailes todas as noites. O mais concorrido aconteceu no Corinthians, com o conjunto Velhinhos Transviados.

Os espetáculos artísticos, como teatro, Chiquinho do Acordeon, Primo Trio e o humorista Ary Leite, foram nos cines Apolo e Victória. Também ocorreram disputas esportivas, incluindo uma corrida de carros e bicicletas. A rainha da festa foi Esther Matte e as princesas Traudi Brenner, Carmencita Marinho, Marion Binz e Marilu Geske. O prefeito era Orlando Baumhardt, e Arcadius Swarowsky presidiu o evento.

Rainha Esther Matte e sua corte de soberanas foram muito aplaudidas no desfile de carros

*Pesquisa: Acervo da Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.