Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: Hotel Charrua foi construído visando a Fenaf

Foto: Banco de Imagens

Hotel Charrua, no Centro de Santa Cruz do Sul, foi inaugurado dez dias antes da abertura da 1a Festa Nacional do Fumo (Fenaf)

O ano de 1966 foi de intensas movimentações em Santa Cruz do Sul em preparação à 1ª Festa Nacional do Fumo (Fenaf), realizada de 15 de outubro a 6 de novembro. E um dos momentos mais festejados foi a inauguração do Hotel Charrua, em 5 de outubro. Na próxima sexta-feira, o empreendimento comemora 57 anos.

Dotar a cidade de um hotel de classe internacional, para receber visitantes e autoridades, era uma necessidade para a Fenaf. Em 1955, quando iniciou a discussão em torno da realização de um grande evento no município, o empresário Rolf Loewenhaupt liderou a criação de um consórcio para a construção do Cine Hotel Victória, na esquina das ruas Marechal Floriano e 7 de Setembro. 

LEIA TAMBÉM: Memória: pavimentação do Aeroporto marcou aniversário de 106 anos de Santa Cruz

Publicidade

Os trabalhos andavam de acordo com a captação dos recursos e, por isso, enfrentavam momentos de lentidão. Em 1959, ficou pronto o térreo, onde foi instalado o Cinema Victória, com frente para a Rua 7 de Setembro. Em 1960, ingressaram na direção do grupo os empresários Jorge Hoelzel, Montague Couldrey e Walter Hennig, que deram um novo impulso às obras.

No início de 1966, a construção estava adiantada, mas não seria possível concluí-la até o começo da festa. Com isso, o consórcio vendeu o empreendimento para a Refinaria de Petróleo Ipiranga, que estava investindo no segmento hoteleiro.

LEIA TAMBÉM: Confira os anúncios mais curiosos já veiculados na Gazeta do Sul

Publicidade

A Ipiranga assumiu e garantiu a conclusão até a Fenaf. Sem carência de recursos, em 120 dias estava tudo pronto. O engenheiro foi Carlos da Fonseca, que contou com o respaldo da construtora Lux & Kothe, de Santa Cruz.

A inauguração foi em 5 de outubro de 1966, dez dias antes da abertura da Fenaf. O nome Cine Hotel Victória mudou para Hotel Charrua. Para mostrar a satisfação da comunidade, a Câmara concedeu o título de Cidadão Santa-cruzense ao presidente da Ipiranga, Francisco Martins Bastos. Hoje, o hotel pertence a empresários da cidade e passou por ampliações e modernizações.

Pesquisa: Gazeta do Sul

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.