Regional

Primeira rodada de negociações do preço do tabaco termina sem acordo

A primeira rodada de negociação do preço do tabaco para a safra 2025/2026 terminou sem acordo após dois dias (segunda e terça-feira, 19 e 20 de janeiro) de reuniões na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul.

A comissão representativa — formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul e Faesc) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná — recebeu seis empresas fumageiras (JTI, BAT, Philip Morris, China Brasil Tabacos, CTA e Universal Leaf) de forma individualizada, mas não houve avanço na construção de tabelas mínimas consideradas aceitáveis pelos produtores.

LEIA MAIS: Começa a negociação dos preços para a safra de tabaco 2025/2026

Publicidade

Outras empresas (Premium Tabacos, Marasca, Brasfumo, UTC e Alliance One) também foram convidadas para reuniões, porém, neste momento, não compareceram, com o argumento de não terem proposta para apresentar.

Mesmo com o custo de produção apurado de forma conjunta entre as entidades e cada empresa, o desempenho das propostas frustrou a representação: uma das fumageiras (BAT) não apresentou oferta e as demais ficaram abaixo até mesmo do índice de variação do custo de produção, patamar apontado como referência mínima para qualquer reajuste. A avaliação da comissão representativa é de que as propostas ficaram distantes do que seria necessário para recompor as tabelas. Para a representação, sem um reajuste que cubra custos, a rentabilidade fica comprometida e a cadeia produtiva fica desgastada.

Ao final desta etapa, a comissão reforçou que segue aberta a manter o diálogo e continuar a negociação em outros dias. A expectativa é de um retorno positivo das empresas, com propostas que valorizem o produtor integrado e que respeitem, ao menos, a regra prevista na Lei da Integração: incluir o índice da variação do custo de produção como base no reajuste das tabelas.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.