Primeira semana de novembro deve ter calorão e instabilidade em Santa Cruz

O calorão chegou para ficar, para a tristeza de quem já está com saudade do inverno em Santa Cruz do Sul. A primeira semana de novembro deve repetir o feito dos últimos dias de outubro e ser quente. Foi justamente na última semana de outubro, inclusive, que foi registrada a temperatura mais alta do mês: foram 34,7 graus registrados às 14h54 da quarta-feira, dia 27, pela estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações.

O novo mês que chega nesta segunda-feira promete atingir – ou ultrapassar – essa marca já na primeira semana. Conforme a previsão do tempo da MetSul Meteorologia, os 34 graus devem ser alcançados já nesta terça-feira, 2. No mesmo dia, a instabilidade deve chegar a Santa Cruz do Sul, trazendo chuva fraca, que deve permanecer por aqui durante toda a semana. Os termômetros até amenizam com as pancadas, mas a máxima não baixa de 26 graus.

Ainda assim, novembro promete calorão – ainda mais se for pelo menos um pouco parecido com o mesmo mês do ano passado. Em novembro de 2020, Santa Cruz do Sul chegou a registrar máxima de 39,4 graus no dia 25, às 13h49, segundo a estação meteorológica da Gazeta. Foi, entretanto, um mês pouco chuvoso: a mesma estação registrou 69,1 milímetros nos 30 dias de novembro em 2020.

Publicidade

LEIA MAIS: Probabilidade de ocorrência de La Niña é de 70%, aponta relatório agrometereológico

Mês teve menos da metade da chuva esperada
Outubro termina com menos da metade da chuva prevista para o mês. A estação da Gazeta Grupo de Comunicações registrou 92,5 milímetros desde o dia primeiro. A média histórica aponta para 190,5 milímetros em outubro. A precipitação se concentrou praticamente toda na primeira quinzena. Nos últimos 15 dias do mês foram apenas 12,7 milímetros. O último registro ocorreu no dia 24 com apenas 0,3 milímetros.

Com isso, outubro fecha como o terceiro mês menos chuvoso de 2021 em Santa Cruz, atrás apenas de abril (19,61 milímetros) e julho (65,02 milímetros). Já o domingo teve a maior sensação térmica desde agosto. Por volta de 15h27, quando o termômetro marcou 33,8ºC, a sensação atingiu 36,1ºC. (Colaborou o repórter Ronaldo Falkenback).

Publicidade

Veja a previsão para a primeira semana de novembro:

Fonte: MetSul Meteorologia

LEIA TAMBÉM: As principais tendências da primavera/verão já estão no radar delas

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.