Geral

Procuradoria da Mulher leva caravana ao Residencial Viver Bem

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul levou ao Residencial Viver Bem, no Bairro Dona Carlota, a primeira Caravana da Procuradoria da Mulher. O evento ocorreu na tarde desse sábado, 29, e teve como foco a garantia de direitos e o fortalecimento do protagonismo feminino e do empreendedorismo. Junto com o órgão, empresas e profissionais parceiros estiveram presentes oferecendo produtos, serviços e orientações.

Segundo a responsável pela Procuradoria, Aretusa Molina Scheibler, trata-se da edição piloto de uma iniciativa que deve chegar a vários bairros ao longo do próximo ano. “O nosso objetivo é fazer um grande movimento de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como fomentar o empreendedorismo e o protagonismo femininos.” Segundo ela, um dos fatores que mais contribuem para manter a mulher no ciclo da violência é a dependência financeira.

Aretusa: iniciativa irá a outros bairros

LEIA MAIS: Mulheres são maioria em cursos de empreendedores

Publicidade

“Por isso iniciamos no Residencial Viver Bem, porque é uma região com densidade populacional muito alta e também um alto índice de violência doméstica.” A ação pretende ainda, de acordo com a responsável, mostrar para a sociedade – e sobretudo às mulheres – que é possível dar um basta na violência e escrever uma nova história. Aretusa salienta que Santa Cruz tem uma ampla rede de proteção, mas ainda assim os números estão crescendo e por isso novas medidas são necessárias.

“Queremos sair de dentro do escritório e ir ao encontro da população, para que as pessoas conheçam o nosso trabalho.” O público masculino também teve espaço, tanto para conscientização sobre o tema como para receber orientações de saúde, ainda no âmbito do Novembro Azul, campanha que visa combater o câncer de próstata.

LEIA MAIS: Programa busca fortalecer o papel de mulheres rurais na economia local

Publicidade

No primeiro semestre de funcionamento da Procuradoria da Mulher, entre março e setembro deste ano, 78 mulheres procuraram o serviço e mais de cem atendimentos foram prestados. Outras iniciativas incluem palestras e rodas de conversa em escolas e empresas e atuação conjunta com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Uma das profissionais presentes foi a consultora de beleza Camily Fagundes. Revendedora de cosméticos há mais de um ano, ela também se especializou em maquiagem e decidiu participar para mostrar que é possível empreender e ter sucesso.

Empreendedoras foram convidadas a expor seus produtos e serviços e relatar a trajetória durante o evento

“Eventos como esses são oportunidades de mostrar o trabalho e também trazer autoestima para a mulherada”, afirmou. Em razão do sol forte, militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) auxiliaram com a montagem de tendas para proteção dos participantes.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.