Agronegócio

Produção de morangos em Santa Cruz sofre com excesso de chuvas

O morango, que recentemente esteve disputado nos supermercados e feiras em razão do famoso doce “morango do amor”, ajuda a gerar renda a famílias de Santa Cruz do Sul. Conforme o engenheiro agrônomo e coordenador do escritório local da Emater, Assilo Martins Corrêa Jr., há cerca de 40 produtores da fruta no município. 

A colheita está no início, mas o clima chuvoso e os dias nublados estão prejudicando a produção. “A maior parte dos cultivos é feita em estufas com substrato slabs e fertirrigada com solução nutritiva, mas também temos cultivo no solo protegido com túnel baixo”, explica Assilo.

LEIA TAMBÉM: Cachaça de erva-mate? Estudo sobre a iguaria chama a atenção durante a Expointer

Publicidade

O preço teve um aumento significativo, de acordo com o engenheiro agrônomo. Em razão do morango do amor, houve crescimento da demanda pela fruta, mas a oferta no âmbito do município não registrou uma elevação proporcional. “Isso se reflete no aumento dos valores”, complementa.

Opções nas feiras

Neste ano, além da variedade Camarosa, Simone investiu na Fênix

Na Feira Rural Central, na tarde dessa segunda-feira, 9, os morangos do estande de Simone Walter, de 34 anos, chamavam a atenção dos que passavam. A produtora rural de Linha Travessa iniciou a produção da fruta recentemente e confirma que os meses mais favoráveis são outubro e novembro. “O tempo não tem ajudado, porque precisamos de dias de sol. Mas esperamos produzir mais até o fim do ano”, afirmou. 

Neste ano, além da variedade Camarosa, Simone investiu na Fênix. “Nós plantamos no chão, igual estufa de fumo. Fizemos os canteiros, colocamos um pano embaixo, plantamos e fechamos com pequenos arcos.” Em relação ao preço, ela disse que não aumentou na comparação com o ano passado, mantendo-se em R$ 40,00 o quilo. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Expointer de 2025 bate recorde de público de todas as edições

Além de diversas espécies de flores, a produtora Suzana Beatriz Schvaickardt, 59 anos, levou morangos para vender na feira, ao preço de R$ 40,00 o quilo. Ela iniciou a produção em sua propriedade, localizada em São José da Reserva, no mês de abril. “No início ela não se desenvolveu, agora está bonita. Temos cerca de 8 mil unidades plantadas”, revelou.

Suzana levou algumas unidades à Feira Rural Central. Ela começou a produzir em abril, na propriedade em São José da Reserva

LEIA MAIS DE AGRONEGÓCIO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.