Santa Cruz do Sul

Professora Iria Bender morre aos 96 anos em Santa Cruz

A professora Iria Bender faleceu nesta terça-feira, 30, aos 96 anos, no Hospital Santa Cruz. O velório teve início às 19 horas desta terça-feira, 30, na Capela Halmenschlager, localizada na Avenida Independência, nº 1.356. A cerimônia de encomendação e despedida ocorre nesta quarta-feira, 31, às 10 horas. Após, o sepultamento será realizado no Cemitério dos Bender, em Alto Linha Santa Cruz, no município de Santa Cruz do Sul.

Iria era viúva de Nelson Bender. Deixa enlutados a filha Betina Bender; a neta Paolla Bagatini e o esposo Marcos Gerhard; o enteado Ingo Bender e família; a cunhada Cornélia Schneider; além de demais familiares e amigos.

Trajetória

Em 1943, aos 14 anos, Iria Bender chegou a Santa Cruz do Sul e ingressou no internato feminino do Colégio Mauá. Era o início de uma longa relação com a instituição, que marcaria sua vida pessoal e profissional. De aluna a professora, Iria construiu uma trajetória de quase meio século no colégio, sendo 45 anos dedicados ao magistério e à formação de diferentes gerações de alunos.

Publicidade

Formada em primeiro lugar no curso de Técnico em Contabilidade, nos anos 1950, iniciou a carreira na secretaria da escola e, posteriormente, passou a atuar como professora, especialmente nas disciplinas da área comercial. Ao longo desse período, acompanhou diferentes fases do Mauá e contribuiu diretamente para o desenvolvimento da instituição, assim como o marido, Nelson Bender, também professor e já falecido.

Mesmo após se aposentar, ao completar 30 anos de carreira, Iria permaneceu em atividade até 1993. Presença constante na vida escolar, manteve vínculos com ex-alunos e participou de eventos do colégio ao longo dos anos, incluindo as comemorações pelos 155 anos da instituição, quando esteve presente na abertura dos Jogos de Integração, no Dia do Ex-Aluno e na inauguração do novo prédio do Ensino Médio.

Além da atuação no ensino, Iria foi uma das fundadoras do Centro Cultural 25 de Julho e deixou um legado marcado pelo compromisso com a educação, pela dedicação aos alunos e pelo vínculo permanente com a comunidade escolar de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.