Santa Cruz do Sul

Programa arrecada medicamentos sem uso para doar a quem precisa; saiba como colaborar

Em vez de ficarem guardados até o prazo de validade expirar, medicamentos que teriam como destino o descarte estão chegando à população que precisa por meio do programa Farmácia Solidária, da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A iniciativa arrecada comprimidos para doação a pessoas em situação de vulnerabilidade social, mediante apresentação de receita médica.

O coordenador do serviço, José Carlos de Souza Quadros, tem uma avaliação positiva do início da atividade, lançada no fim de março, a partir das manifestações dos usuários. “A aceitação até o momento está sendo grande, com muitos elogios”, revela.

LEIA TAMBÉM: Enchentes: quais são os riscos para a saúde?

Publicidade

Quadros explica que as doações têm chegado na proporção de 750 comprimidos por dia, vindas dos mais diversos colaboradores: empresas locais, representantes da indústria farmacêutica, consultórios médicos e população em geral. “Está sendo satisfatório e até mesmo surpreendente”, enfatiza. Os medicamentos mais recebidos até o momento são os anti-hipertensivos e antidiabéticos.

Segundo o coordenador, os sintomáticos para viroses e de uso contínuo, quando indisponíveis pelo SUS, estão entre os remédios mais requisitados. Em média, 400 comprimidos são retirados por dia.

LEIA TAMBÉM: Saiba onde procurar atendimento de saúde em Santa Cruz

Publicidade

Para doações ao Farmácia Solidária, é necessário que os medicamentos, de qualquer tipo, apresentem bom estado de conservação e estejam dentro do prazo de validade. Pomadas, cremes e xaropes são aceitos apenas se estiverem lacrados, sem nenhum uso. “O controle de qualidade é feito por meio de triagem pelo farmacêutico responsável, com avaliação visual da integridade física dos medicamentos”, explica.

Após a aprovação pelo profissional, eles são inseridos em planilha, onde os lotes, validade, quantidades e dispensações de cada item são controlados. Todas as doações ficam armazenadas em estrutura adequada, seguindo os critérios de cuidado solicitados pelos órgãos fiscalizadores. A equipe da Farmácia Solidária é complementada pela coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Julia Willrich, e pela estagiária Sheila Martins.

LEIA TAMBÉM: Unidades de Saúde estão com atendimento normalizado em Venâncio Aires

Publicidade

Na análise do secretário de Saúde, Fabiano Dupont, o lançamento do Farmácia Solidária tem grande importância social. “A empatia da população tem nos ajudado a aplacar o sofrimento de muitas pessoas. Uma medicação que está em condições, mas iria para o lixo, acaba contribuindo para curar a doença de alguém que não teria como adquirir o remédio”, ressalta Dupont.

Ao procurar por um medicamento, indisponível na farmácia do Estado para o marido Arnaldo Hermes, a aposentada Noeli Becker, de 60 anos, ouviu falar pela primeira vez do Farmácia Solidária. Moradora do Bairro Goiás, ela dirigiu-se então até a sede do serviço municipal, na Rua Ernesto Alves, 1.017, onde encontrou o remédio para regular a pressão do esposo.

LEIA TAMBÉM: Deputados apoiam decisão de Leite sobre retirada de ICMS de produtos da cesta básica

Publicidade

Como, atualmente, Hermes faz uso de 13 diferentes comprimidos, conseguir uma das medicações gratuitamente é muito significativo para as despesas do casal. “Para quem ganha pouco, isso é muito importante”, avalia Noeli. Ela também elogiou o atendimento que recebeu na Farmácia Solidária. “Fui muito bem recebida. Melhor impossível, foi nota 10.”

Saiba mais

A Farmácia Solidária surgiu por meio de uma indicação do vereador Raul Fritsch ao Executivo, em junho de 2021. A estrutura foi inaugurada no dia 28 de março e está instalada na Rua Ernesto Alves, 1.017. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. Para a retirada de medicamentos é preciso apresentar receituário médico, Cartão SUS atualizado e documento de identificação com foto.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.