Agronegócio

Programa “Nós por Elas” traz a voz das jovens do campo

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres Rurais, as jovens participantes do Programa “Nós por Elas – A voz feminina do campo” estão envolvidas nas gravações dos boletins de rádio decorrentes do aprofundamento de pesquisas e reflexões feitas desde agosto. Neste ano, dez meninas gaúchas e catarinenses participam da oitava edição da iniciativa do Instituto Crescer Legal, que busca abordar questões de gênero no meio rural e promover maior conscientização sobre o papel das mulheres.

Resultado de parceria entre o Instituto e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a ação capacita egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto com foco na área de comunicação, preparando-as para se tornarem multiplicadoras de conhecimentos por meio de programas de rádio. Neste ano, as jovens se propuseram a tratar de quatro temas centrais: o que é feminismo; creches no meio rural; mãe solo; e saúde da mulher.

LEIA TAMBÉM: Dia da Mulher Rural: transformar desafios e colher conquistas

Publicidade

Estão participando meninas do Rio Grande do Sul – vindas de Novo Cabrais, São Lourenço do Sul e Rio Pardo – e também de Itaiópolis, Santa Catarina. Os encontros, realizados boa parte no formato online, permitem que as participantes de diferentes regiões dividam suas experiências e reflexões em torno dos desafios vividos pelas mulheres do meio rural. As jovens já tiveram aula com professores do Departamento de Comunicação da Unisc, realizaram entrevistas com pessoas próximas – como mães, avós, amigas, colegas de aula e professoras –, discutiram temas para os boletins e fizeram exercícios de escrita de roteiro.

Até o final deste mês, as participantes devem finalizar as gravações dos boletins que serão divulgados em programas de rádio de entidades parceiras do Instituto, como a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e sindicatos dos produtores rurais. Os áudios também serão disponibilizados para download no site do Instituto Crescer Legal e disseminados em agência de notícias de rádio por meio de parceria com o SindiTabaco.

Jamile Rodrigues Ferreira, de Novo Cabrais, é uma das participantes do programa do Instituto Crescer Legal

LEIA TAMBÉM: Programa Nós por Elas é apresentado na Semana Acadêmica da Comunicação da Unisc

Publicidade

Elas estão no ar

De 2017 a 2023, o “Nós por Elas” já teve a participação de 52 meninas, que produziram 27 boletins sobre os mais variados temas acerca do universo feminino no campo. A iniciativa visa olhar para um mundo com mais respeito à diversidade de gênero e valorizar e desenvolver jovens do meio rural. A promoção de reflexões sobre questões de gênero, a troca de experiências e a capacitação na área da comunicação torna as jovens multiplicadoras de conhecimento adquirido sobre temas sensíveis à realidade feminina no campo.

A educadora Maria da Graça Vieira

A educadora social Maria da Graça Vieira conduz as atividades do programa desde 2019. “Noto evolução em diversos aspectos, desde a forma de se comunicarem, passando pela escolha dos temas relevantes às causas femininas e até mesmo percebendo nelas maior segurança ao se posicionarem nas comunidades onde residem”, diz. “O rádio tem um papel educativo quando apresenta temáticas que estimulem a reflexão e que podem gerar mudanças de atitude nos ouvintes, contribuindo assim para uma sociedade mais saudável, justa e igualitária”, completa Maria.

LEIA TAMBÉM: Crescer Legal supera a marca de mil jovens beneficiados

Publicidade

As participantes do Nós por Elas de 2024

  • Angelina Kujavski, de Itaiópolis (SC)
  • Cristine Rafaela Nörnberg Wolter, de São Lourenço do Sul (RS)
  • Eduarda Moraes de Oliveira, de Rio Pardo (RS)
  • Estephany Timm Treptow, de São Lourenço do Sul (RS)
  • Jamile Rodrigues Ferreira, de Novo Cabrais (RS)
  • Janaina Berwaldt, de São Lourenço do Sul (RS)
  • Joice Vitória Rogalski, de Itaiópolis (SC)
  • Júlia Cristine dos Santos Bittencourt, de Rio Pardo (RS)
  • Márcia Suzane Malczewski, de Itaiópolis (SC)
  • Talita Alessandra Lopes, de Rio Pardo (RS)

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.