Santa Cruz do Sul

Programação em Santa Cruz visa inibir casos de abuso sexual

“Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” Esse é o slogan do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido nessa quinta-feira, 18. A campanha visa convocar a sociedade para o compromisso de proteger crianças e adolescentes de qualquer atividade sexual imprópria para sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a cada dia, 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual no Brasil. 

Para impedir que situações assim ocorram em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social preparou uma intensa programação ligada à data. Na quarta-feira, o Projeto Família Acolhedora promoveu um encontro com as famílias que estão em habilitação para se tornarem acolhedoras de jovens. As atividades encerraram-se na quinta, com ações nos dois turnos no Escritório da Mulher e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Beatriz, Integrar e Central.

LEIA MAIS: Atividades em Santa Cruz promovem debate sobre combate a abuso e exploração sexual de menores

Publicidade

A programação foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com os Cras Beatriz, Central e Integrar; os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs); Cozinha Comunitária; Conselho Tutelar; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Escritório da Mulher. O programa Pacto Santa Cruz Pela Paz também estava ligado às atividades. 

Incentivar denúncias ajuda a mudar a realidade

Na manhã dessa quinta-feira, houve a entrega de panfletos informativos na sinaleira em frente ao Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISPC). A iniciativa foi de representantes do Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Mulher, Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, Polícia Civil e Centro de Referência da Assistência Social (Creas). 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: pai de santo investigado por abusar de crianças em Vera Cruz é preso

Publicidade

A delegada Raquel Schneider participou da blitz de trânsito. Segundo a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a ação foi organizada dentro da Operação Caminho Seguro, desenvolvida de 2 a 18 de maio em nível nacional. “A Polícia Civil está participando com outros órgãos de segurança e afins que atuam com crianças e adolescentes. Essa operação visa a conscientização e o combate à exploração sexual infantil”, afirmou.

Raquel disse ainda que são preocupantes os casos que chegam ao conhecimento das autoridades. “Com essas campanhas, buscamos incentivar as denúncias e dizer que procurar uma delegacia é importante”, garante.

A delegada ressaltou que a segurança pública oferece uma rede de apoio capacitada para auxiliar. “Ela não vai simplesmente registrar uma ocorrência, oferecemos todo um apoio depois desse registro. É um trabalho desenvolvido em nível municipal, junto à Prefeitura. Por isso eu afirmo, podem denunciar que nós vamos dar o encaminhamento necessário”, salientou Raquel.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Polícia deflagra operação contra exploração sexual infantil em Santa Cruz

Quem também participou foi a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira. “Esse dia é extremamente importante, primeiro para firmarmos a data e também para chamarmos a atenção das pessoas para essa questão. Porém, mais importante que isso, eu vejo a ação como uma política pública, dentro do nosso papel enquanto agentes do desenvolvimento social.” 

Roberta disse ainda que a secretaria tem realizado ações, tanto com crianças como adolescentes. “Estamos tirando eles da rua, envolvendo em oficinas, serviços de convivência em contraturno escolar e muitas outras atividades”, relatou. Um dos objetivos também é reafirmar a importância das ações preventivas e educativas. “Só assim conseguiremos mudar uma realidade que sabemos que existe e precisa ser combatida”, completou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto da Polícia Civil leva diálogo sobre prevenção à violência para alunos da Escola Goiás

Outras iniciativas

A conscientização acerca do abuso infantil foi lembrada em diferentes momentos ontem. No Bairro Santa Vitória, cerca de cem crianças participaram de uma caminhada com balões coloridos, chamando a atenção para a mobilização. Estiveram presentes usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Loteamento Beckenkamp e Residencial Viver Bem, atendidos pela Associação de Projetos Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), além de usuários do Cras Beatriz Jungblut. Um grupo de frequentadores do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) e os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança também prestigiaram a ação. Já o Conselho Tutelar promoveu um encontro no SCFV do Bairro Esmeralda.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.