Santa Cruz do Sul

Projeto conscientiza moradores do Bairro Goiás sobre descarte correto de lixo

Dois dos 15 bairros atendidos pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) já foram contemplados pelo projeto Conscientiza Bairro. A segunda edição da iniciativa, que incentiva o descarte correto de lixo, ocorreu na manhã de sábado, 17, no Bairro Goiás. 

Os moradores puderam repassar materiais recicláveis, como papel, plástico, vidros e metais, além de eletroeletrônicos e óleo de cozinha saturado – tanto no sistema drive-thru quanto na entrega voluntária. A coleta teve como local a Rua Carlos Trein Filho, em frente à Escola Estadual Estado de Goiás. 

LEIA TAMBÉM: Chuvas provocam perdas na colheita de noz-pecã, porém qualidade é garantida

Publicidade

Além do recolhimento dos resíduos, a Coomcat busca promover a educação ambiental de forma efetiva. Para tanto, o projeto contou com oficinas de separação de resíduos e a entrega de folhetos informativos à população. Segundo Mari Poeckel, integrante da Coomcat, enquanto uma equipe fazia a divulgação na Carlos Trein Filho e recebia os materiais, outra percorria as demais ruas do bairro fazendo o trabalho de porta em porta, com orientações e recolhimento de materiais e eletrodomésticos. 

Mari: população precisa fazer separação adequada | Foto: Inor Assmann

“A educação ambiental é uma necessidade. Precisamos de conscientização efetiva ao longo de todo o ano e não somente em momentos esporádicos, como a Semana Municipal do Meio Ambiente, por exemplo”, considerou. 

Nesse sentido, Mari observou que a maioria das pessoas não sabe fazer a separação correta do seu lixo. “Há muita confusão entre o que é rejeito, reciclável e orgânico. E isso a gente vê nas esteiras da Coomcat, quando vamos fazer o trabalho de reciclagem”, informou. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Impulsionada pelo tabaco, indústria gaúcha tem o melhor desempenho em vendas no ano

A ação no Bairro Goiás também contou com o recebimento de doações para a ONG Protetores (ração, areia etc) e resultou na coleta de 1,03 tonelada de resíduos. A próxima edição do Conscientiza Bairro será realizada no dia 7 de junho, no Centro, em local a ser definido. A iniciativa fará parte da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente.

Aprenda a diferenciar

  • Orgânico – É todo material proveniente de organismos vivos, como plantas ou animais, que pode se decompor naturalmente. Esses resíduos podem ser transformados em compostagem ou usados para gerar energia. Exemplo: restos de alimentos, folhas e galhos, café e borra de café, ovos e cascas de ovos, cabelos e pelagem de animais.
  • Reciclável – Qualquer material que pode ser reaproveitado e transformado em novos produtos em vez de ser jogado no lixo. Exemplo: papel, plástico, vidro, metais, tetra pak (embalagens cartonadas de suco ou leite), eletrônicos de todos os tipos, óleo de cozinha usado.
  • Rejeito – É o resíduo que não pode ser reciclado, reutilizado ou tratado de forma a ser reaproveitado. Geralmente, são itens que não têm valor econômico ou ambiental e a sua destinação é para aterros sanitários. Exemplo: fraldas descartáveis, vidros quebrados, espelhos ou vidros laminados.

Para crianças

Para difundir a educação ambiental entre as crianças, de forma lúdica e atrativa, a integrante da Coomcat Mari Poeckel interpreta a fadinha Lili. Vestida a caráter durante o Conscientiza Bairro, ela explicou que a personagem surgiu nesse ano. “A ideia é tornar esse assunto acessível para as crianças. A fadinha fala sobre a importância da reciclagem e ensina a separar o lixo.” Segundo ela, o trabalho é feito tanto nas escolas quanto nas visitas dos alunos à sede da cooperativa. Ao todo, a Coomcat conta com 50 colaboradores distribuídos em suas duas unidades – a usina de reciclagem (Bairro Dona Carlota, 2.525) e a filial (Rua Venâncio Aires, 1.445).

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Cláudia Priebe

Cláudia Priebe é natural de Candelária (RS). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2005, onde também concluiu especialização MBA em Agronegócios, em 2008, começou a atuar na área ainda em 2002. Sua primeira experiência foi no meio impresso, no Jornal de Candelária, local em que, por mais de dois anos, desenvolveu atividades como repórter, fotógrafa e revisora. Entre 2005 e 2008 atuou no grupo das Rádios Sobradinho AM 1110 e Jacuí FM 97,3, em Sobradinho (RS). Nesse período desenvolveu atividades como redatora, repórter de rua, locutora e produtora de programas jornalísticos, além de fazer apresentações de eventos promovidos pelas duas emissoras. Em 2008 retornou para o meio impresso, desta vez para o jornalismo especializado, e atuou como jornalista freelancer da Editora Gazeta, da Gazeta Grupo de Comunicações. De 2009 a 2015 integrou a equipe da Folha de Candelária, também em Candelária, tendo acumulado as funções de repórter, fotógrafa, revisora e subeditora nos três primeiros anos e a edição geral, coordenando uma equipe de outros quatro repórteres, nos três anos finais. Nesse mesmo período prestou serviços para a Cassol Publicidade e Propaganda, de Candelária, na redação semanal das sessões da Câmara de Vereadores de Candelária. Entre os anos de 2015 a 2023 atuou como assessora de imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, sendo responsável pela comunicação interna e externa da entidade, bem como pela produção e edição de materiais gráficos diversos. Em 2023 retornou para a Gazeta Grupo de Comunicações, onde atualmente se dedica à produção e edição de conteúdo para os cadernos especiais do jornal Gazeta do Sul e de conteúdos patrocinados para o Portal Gaz, atendendo clientes de segmentos como comércio, indústria e prestação de serviços. Eventualmente, atua, também, como revisora do jornal.

Share
Published by
Cláudia Priebe

This website uses cookies.