Os pacientes do Hospital Ana Nery e do Hospital Santa Cruz receberam uma visita especial na última sexta-feira, 26. Os organizadores do projeto cultural Procissão das Criaturas, acompanhados por artistas (cosplayers) do grupo Liga dos Heróis, que vieram de cidades do norte do Estado, realizaram a ação nos hospitais santa-cruzenses.
Pela manhã, foi a vez do Hospital Ana Nery, quando os personagens Minnie, Stitch, Homem-Aranha e Capitão América interagiram com os pacientes, seus acompanhantes e com o time de colaboradores do hospital. Segundo as assistentes sociais do hospital, Vanessa Kist e Cassia Silva, “ações como essa reforçam a importância do carinho e da esperança no cuidado com a saúde”.
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas será em novembro em Santa Cruz; veja data
Publicidade
Na parte da tarde, o Hospital Santa Cruz recebeu a visita e também mobilizou pacientes, cuidadores e colaboradores. Para o jornalista e assessor de imprensa do hospital, Luciano Pereira, “ações como esta são um alento para os pacientes, que enfrentam as angústias causadas por suas condições de saúde e pela própria internação. São momentos que levam um pouco de alegria, distração, acolhimento e que certamente auxiliam no processo de recuperação. Também é um momento especial para os acompanhantes e até mesmo para os profissionais e funcionários, alterando para melhor suas rotinas.”
O grupo Liga dos Heróis, que teve uma participação especial na ação, já realiza esse tipo de atividade há vários anos, como é o caso do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, que é a maior instituição hospitalar do norte do Rio Grande do Sul e referência em alta complexidade. De acordo com Eduardo Dalla Costa, um dos organizadores do evento temático, houve o cuidado de convidar os parceiros com experiência na área da saúde, já que é uma realidade bastante sensível. “É diferente de pessoas fantasiadas, os cosplayers assumem a performance e fazem com que a interação com todos seja ainda mais rica”, completa Ana Luisa de Lara, também organizadora da procissão.
LEIA TAMBÉM: Agentes de endemias farão busca ativa para incentivar a vacinação contra a dengue
Publicidade
A Minnie usava um estetoscópio e pediu para verificar o coração dos pacientes, o Stitch levou um martelo de brinquedo para verificar os reflexos, o Homem Aranha verificou os músculos, o Capitão América emprestou o seu escudo e, assim, cada um dos personagens cumpriu o seu papel para transformar o clima dos hospitais. De acordo com os organizadores, a intenção é manter essa ação antecedendo o desfile temático noturno como parte da programação da Procissão das Criaturas, que em 2025 completa 11 anos.
A Procissão das Criaturas acontece no dia 1o de novembro, sábado, com a concentração a partir das 18 horas, na Praça Getúlio Vargas, e a saída para o desfile às 20 horas. O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A realização é de Ana Cria Tudo e Dalla Costa Brothers.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.