Alunos fizeram plantio de novas espécies em um espaço ao lado do ginásio da escola
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Menino Deus, de Santa Cruz do Sul, contam com a colaboração da comunidade para vencer a votação online de uma competição nacional. Eles participam da 3ª Restaura Natureza, a Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas do WWF-Brasil, que está na fase da votação popular. Até a próxima segunda-feira, 30, a população pode conhecer e votar nas melhores ações que os grupos escolares realizaram para regenerar a natureza.
Entre 89 projetos finalistas, oriundos de 21 estados e 71 municípios, o grupo Tulipas da Menino Deus foi um dos escolhidos para participar da etapa. Para votar no trabalho dos alunos, é necessário entrar no site do Restaura Natureza, acessar a aba votação popular, selecionar o projeto Tulipas, preencher com alguns dados pessoais e, na sequência, confirmar o voto pelo e-mail. A votação será finalizada na segunda-feira.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz institui comissão sobre mudanças climáticas
Publicidade
A olimpíada conta com duas fases complementares em que os estudantes acumulam pontos. Na online, concluída em 16 de maio, os alunos participaram de uma etapa de aprendizado teórico e gamificado pela internet, por meio de jogos de perguntas e respostas sobre dez temas referentes a serviços ecossistêmicos, povos originários e leis que protegem ecossistemas, entre outros.
Já na fase prática, o grupo de alunos do 7º ano, juntamente com o 4º e o 5º, foi convidado a integrar a atividade e elaborou ações relacionadas ao tema Restauração. O local escolhido para desenvolvimento da atividade foi um dos espaços em desuso ao lado do ginásio da instituição, por meio do cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). As ações foram registradas em fotos e vídeos e enviadas pela plataforma. A partir desse relato, o projeto foi avaliado.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz pede prazo e renegociação de contratos com a Caixa
Publicidade
Além do manejo da terra, outras atividades foram desenvolvidas, como pesquisas sobre a temática e a produção de receitas – bolos, pães e grissinis – com algumas das plantas. O resultado foi apresentado para degustação na Feira de Saúde da escola. Os 89 projetos escolhidos na terceira edição do Restaura Natureza estão sendo avaliados por uma banca, concomitantemente com a votação popular.
A professora de Ciências, Cleni Inês da Rosa, conta que a temática das PANCs já havia sido trabalhada com as turmas no ano passado. Por isso, surgiu a ideia de fazer a restauração do espaço com o cultivo das plantas, “como forma de trabalharmos a alimentação saudável e variada dos alunos em tempo integral e dos anos finais”.
A temática de Ecossistemas faz parte do conteúdo de Ciências do 7º ano. Já as práticas da culinária ocorrem nas aulas de Língua Portuguesa. O projeto também conta com a colaboração das professoras Graziele Cristina Thiesen Riediger (Ciências) e Inês Lúcia Sehn (Língua Portuguesa). Caso vençam a iniciativa, os alunos ganharão uma viagem para uma unidade de restauração. Neste ano, o destino será o Instituto Terra, em Minas Gerais.
Publicidade
This website uses cookies.