Foto: Évelin Nyland
Com a chegada do verão, nada melhor do que fazer atividade física orientada em uma água bem morninha. Foi o que o projeto Esporte Para Todos, idealizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, proporcionou aos usuários na manhã desta terça-feira, 2. A atividade ocorreu no complexo das piscinas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O aposentado Afonso Hoesel, de 67 anos, que é interno da Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos (Asan), estava feliz com a oportunidade. “Estou me sentindo mais leve”, disse, abrindo um sorriso de satisfação. Acompanhando os dois filhos, um deles atendido no Centro de Autismo Girassol, e o outro na Apae, Luciane de Jesus assistia a cada movimento dos pequenos. “O acesso a atividades como esta são fundamentais para eles poderem interagir com os outras pessoas de idades diferentes. É um dia especial e percebo que estão adorando”, comemorou a mãe.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Esportes abre 300 vagas para hidroginástica; veja como se inscrever
Publicidade
Pai de Leonardo, que tem Síndrome de Down, Carlos Müller levou o filho até a piscina. “O Léo adora capoeira, além de outros esportes como a natação, e ele adora interagir com os semelhantes, isso faz bem para ele”, ressaltou Carlos.
Um dos coordenadores do projeto, o psicólogo Flávio Ramon, explica a importância da iniciativa. “A ideia é promover inclusão no território, em vários espaços da sociedade. O contato com locais diferentes faz parte dos objetivos do projeto. Neste ano tivemos um avanço, que é contar com uma profissional de educação física para executar a proposta, e isso foi fundamental para o sucesso da iniciativa”, frisou Ramon.
LEIA TAMBÉM: Yoga no Parque é inaugurado pela Secretaria de Esportes e Lazer
Publicidade
De forma inédita neste ano, o Esporte Para Todos atende sete núcleos semanalmente no município: Apae, Centro Dia, Girassol Centro Municipal de Autismo, Asan, Residenciais Terapêutico e Inclusivo, além de um núcleo de basquete adaptado, que ocorre no Ginásio Poliesportivo. No total, cerca de 170 usuários são atendidos uma vez por semana.
A profissional de educação física, Viviane Lopes, coordena os encontros. “Estamos muito felizes no primeiro ano da iniciativa, em que estamos atendendo sete núcleos, e o que mais nos dá satisfação é que são muito receptivos ao que propomos de atividade, pois o ponto principal do projeto é proporcionar saúde, bem-estar e melhorar a autoestima deles”, explicou Viviane. As atividades do projeto serão retomadas em março de 2026.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.