ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Projeto Repensar: contação de histórias incentiva a criatividade e a imaginação

ads3

Foto: Nappy.co

ads4

Com a suspensão das aulas presenciais, algumas escolas adotaram método diferente e criativo para despertar o interesse dos alunos pela leitura durante a pandemia. De forma interativa e espontânea, fábulas são contadas por transmissões ao vivo, ou nas redes sociais, todos os dias e em diferentes horários. Os chamados “contadores de histórias”, os próprios professores da instituição, organizam-se em diversas escolas para proporcionar essas atividades.

Na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, o projeto Hora do Conto, que teve início há cerca de um mês, envolve alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Todos os dias, as professoras Maria Adelaide Lopes Duarte e Silvana Soares Rodrigues dos Santos, que trabalham na biblioteca da escola, destinam meia hora para contar histórias a crianças dos anos iniciais e 40 minutos para os demais. A transmissão é feita pelo Google Meet, sempre às 10h30 e às 16 horas.

ads6 Advertising
Estudantes do campo: a reinvenção do ensino durante a pandemia

Publicidade

A diretora da escola, Janaína Venzon, explica que a ideia é promover a interação entre as crianças por meio de narrativas, proporcionando-lhes viagens fantásticas através da imaginação. “Antes da pandemia, os estudantes tinham uma vez por semana uma hora para ficar na biblioteca e ter contato com os livros. Agora, em casa, sabemos que há certa dificuldade para ter esse momento”, frisa.

“Então, a escola resolveu proporcionar, por meio da Hora do Conto, o despertar da imaginação, da criatividade e linguagem, criando empatia pelos personagens e reforçando lado lúdico, tão importante para seu desenvolvimento.”

ads7 Advertising
ads9 Advertising

© 2021 Gazeta