Claudio Bier explicou que o projeto Rota Fiergs surgiu para interiorizar a entidade e ouvir todos os empreendedores | Dudu Leal/Fiergs/Divulgação/GS
O Vale do Rio Pardo foi a sétima de dez regiões a receber o projeto Rota Fiergs, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul para possibilitar a interiorização e a aproximação, sobretudo, dos pequenos empreendimentos. Durante a reunião, que ocorreu nessa quinta-feira, 23, no Restaurante do Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul, foram apresentadas demandas que devem ser encaminhadas à central, como forma de buscar resolutividade.
O presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, destacou que a logística tem aparecido como um problema recorrente em todo o Estado e deve ser a dificuldade das demais regiões brasileiras. “A logística é um ponto comum, que todo o Estado sofre, mas cada região tem suas características.” Destacou, por exemplo, os entraves encontrados pelas áreas calçadista e madeireira, que atendiam a uma grande demanda dos Estados Unidos até a taxação imposta pelo presidente Donald Trump sobre os produtos comprados de empresas brasileiras.
LEIA MAIS: Nova unidade do Complexo Educacional Sesi em Santa Cruz vai atender mais de mil alunos
Publicidade
Bier reforçou que essa situação com o país norte-americano veio em um momento ruim, tendo o Estado sofrido sequências de estiagem e da catástrofe ambiental de 2024. A própria sede da Fiergs, em Porto Alegre, foi muito atingida, mas já está recuperada e tem recebido grandes eventos.
“Estamos tentando resolver. Já tivemos a sorte de destravar a questão da celulose, porque o papel higiênico ficou caro por lá. Faltou celulose e eles tiveram que comprar os nossos produtos”, afirmou.
Infraestrutura logística e educação e qualificação profissional com foco em indústrias. Essas foram as principais necessidades identificadas durante o encontro do projeto Rota Fiergs. Os cinco pontos elencados pelos participantes foram:
Publicidade
– Articular, nos âmbitos estadual e nacional, a recuperação da malha viária da região – BR-471 (viaduto de Rio Pardo); conclusão da ERS-403; qualificação dos acessos da RSC-287 e qualificação da ERS-153 –, com o objetivo de dar mais segurança nas estradas da região.
LEIA TAMBÉM: Governo do Estado reajusta vale-refeição de servidores para R$ 426,92
– Fomentar programas de contraturno escolar e formação básica para preparar profissionais, não apenas tecnicamente, mas também com compreensão do valor e do funcionamento das empresas.
– Desenvolver alternativas para captação de profissionais qualificados para atuar na produção das indústrias.
Publicidade
– Atuar junto aos órgãos públicos para dar velocidade à instalação do porto de Arroio do Sal e para a operação por balsas e a reativação de portos internos, com o objetivo de diminuir custos logísticos e facilitar o escoamento da produção.
– Fomentar estratégias para retenção de talentos nas indústrias, por meio de parceria com outras instituições.
Foram convidados representantes de 23 municípios elencados pela Fiergs. Eles somam 1,7 mil empresas, o que corresponde a 3,3% dos 52 mil empreendimentos gaúchos.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.