O Ministério Público ingressou com um procedimento administrativo para identificar as políticas públicas em execução por parte da Prefeitura de Santa Cruz e buscar soluções para que o Município desencadeie mais iniciativas educacionais a fim de aumentar a eficiência dos serviços de coleta seletiva em Santa Cruz do Sul. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, destacou que ações como a ampliação da coleta em outros bairros já surtem resultados positivos, mas ainda é necessário uma orientação maior com informações qualificadas e contínuas quanto à destinação dos resíduos.
LEIA TAMBÉM: Recicla Santa Cruz coletou 30 toneladas de resíduos em 2022
“É preciso esse fomento de educação ambiental, pois se não houver esse incremento teremos um serviço de coleta seletiva subaproveitado. Essa ampliação do conhecimento é para que a população faça sua parte e gere economia aos cofres públicos”, explica o promotor. Uma das sugestões, é que esse trabalho seja reforçado nas escolas para, a partir disso, haver uma mudança de hábito por parte da população que ainda descarta resíduos incorretamente.
Publicidade
Ainda, como sugestões ao Poder Público, o despacho da promotoria pede que haja a colocação de placas em todos os containers verdes espalhados pela zona urbana do Município, especificando quais os resíduos devem ser ali colocados e quais dias da semana e horários devem ser dispostos os recicláveis, fora do container para recolhimento; distribuição de folders/imãs de geladeira atualizados com informações sobre a coleta seletiva, dias e horários, e a explicação pelos agentes de como os moradores devem proceder na separação do lixo orgânico e do reciclável. Por fim, o documento pede que a Prefeitura atualize quais condomínios/loteamentos fechados aderiram ao programa de coleta seletiva municipal, a fim de garantir a separação adequada de resíduos dentro dos próprios condomínios.
Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
This website uses cookies.