Agronegócio

Proposta visa regulamentar a classificação do tabaco na propriedade

Representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) e do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) foram recebidos na manhã dessa segunda-feira, 7, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), para a entrega de uma proposta de regulamentação da lei 15.958/2023. A medida trata sobre a classificação do tabaco nas propriedades no Rio Grande do Sul.

Comitiva foi recebida nessa segunda pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini | Foto: Luciana Jost Radtke

O autor da lei é o deputado estadual Zé Nunes, também presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Tabaco. O texto foi promulgado em 19 de janeiro deste ano, pelo então presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira.

LEIA MAIS

Publicidade

O tesoureiro da Afubra, Fabricio Murini, explica que o documento entregue na secretaria é uma proposta de como a classificação será feita. O teor do material foi elaborado em conjunto pelas entidades e pelo SindiTabaco, com o objetivo de esclarecer a condução da lei. Segundo ele, com isso a atividade será realizada de duas formas: mediante a classificação na propriedade, com a definição por fardo/lote ou preço médio por quilo negociado entre as partes, a cada lote, conforme os mecanismos de registro e controle estabelecidos entre o produtor e a empresa integradora; ou, na empresa, caso o produtor opte por essa forma.

“O que será feito na propriedade é a classificação do tabaco. A finalização da comercialização como a verificação de umidade, matérias estranhas, impurezas ou a inclusão de tabaco de classes inferiores ocorrerá na empresa, bem como o pagamento dos lotes, dentro dos dias definidos”, disse.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.