Santa Cruz do Sul

Proprietários de terrenos no Cinturão Verde terão desconto no IPTU; saiba mais

Proprietários de áreas que ficam no Cinturão Verde poderão ser beneficiados com a redução gradual do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esta foi a proposição apresentada na reunião do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental, realizada quarta-feira no Salão Nobre da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

A iniciativa foi detalhada por representantes da Secretaria da Fazenda e prevê descontos que variam de acordo com a cobertura de vegetação nativa preservada nas propriedades.

LEIA MAIS: O que Santa Cruz precisa fazer para preservar o Cinturão Verde

Publicidade

O coordenador do Movimento pelo Cinturão Verde, o ex-prefeito José Alberto Wenzel, destacou a aprovação da proposta como um marco histórico e um sinal de um novo tempo de corresponsabilidade socioambiental. Ele explicou, contudo, que não se trata de algo automático. “No momento oportuno, respeitando o período eleitoral, e sendo vontade da administração municipal, será apresentado o projeto de lei com os descontos”, disse. Haverá toda a tramitação na Câmara de Vereadores. Se a matéria for aprovada e sancionada, então entrará em vigor. Por isso, a expectativa é de que só passe a valer a partir de 2026.

Para Wenzel, a sugestão elaborada de forma conjunta por diversas pessoas ligadas ao Movimento do Cinturão Verde, é uma forma de promover o cuidado ambiental e pensar no futuro. Segundo ele, mais do que um benefício de ordem financeira, os descontos no IPTU representam um reconhecimento àqueles que contribuem com a preservação da área que foi demarcada há 30 anos. Um levantamento aponta a existência de 752 propriedades no Cinturão, mas este número pode apresentar variações em razão de questões como a localização exata dos lotes.

A reunião contou com a presença de vereadores, além de proprietários de terras e membros do Movimento pelo Cinturão Verde. Durante o encontro, foram discutidos temas como a inclusão de um representante dos proprietários de terras no conselho e a importância do valor hidrológico do Cinturão, que será tema da próxima reunião.

Publicidade

Encontro do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental foi realizado nessa quarta | Foto: Bruno Seidel/Divulgação

Saiba mais

Para mais informações sobre o Movimento pelo Cinturão Verde, incluindo atas, mapas e artigos pertinentes, é possível acessar o acervo digital em linktr.ee/cinturãoverde.

O próximo encontro do Conselho, agendado para 11 de setembro, abordará o Valor Hidrológico do Cinturão Verde, apresentado pelo conselheiro Marcelo Kronbauer, dando continuidade a esse importante diálogo em favor da sustentabilidade e da preservação ambiental em Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.