Santa Cruz do Sul

Quase nove mil metros de cursos d’água já foram desobstruídos em arroios e sangas de Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul está realizando um trabalho intenso de desassoreamento e desobstrução de arroios e sangas do município. Desde o início da operação, em meados de agosto, já foram desobstruídos 8.900 metros de cursos d’água em diversos trechos. Estão no mapa da operação os arroios das Pedras, Levis Pedroso, Jucury, do Moinho e também o Rio Pardinho.

Os trabalhos, que têm por objetivo minimizar os impactos de chuvas intensas e de contribuir para prevenção de futuros alagamentos, tiveram início nos bairros Várzea e Navegantes, área mais suscetível a esse tipo de ocorrência. Nessa região foram abertas 4.300 metros de valetas em arroios e sangas. Atualmente, uma draga está trabalhando no Arroio das Pedras, na altura do Bairro Arroio Grande, nas proximidades do Via Atacadista.

Segundo o responsável por coordenar os trabalhos in loco, o assessor da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Aldo Melchior, nesses mais de 60 dias de atividades já foram removidas cerca de 90 cargas de materiais dos leitos, incluindo pedras, galhos, troncos, folhas, mas também muito lixo e material descartado de forma irregular, como móveis, eletrodomésticos, colchões e outros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Roda d’água é restaurada e volta ao Parque da Gruta

Melchior explica que uma equipe trabalha diariamente para garantir que os cursos de água estejam livres de obstáculos e possam fluir normalmente. Em alguns trechos, a limpeza é executada de forma manual, com o uso de motosserra e cordas, minimizando o dano ao meio ambiente. Nas áreas onde há desbarrancamento de encostas, as pedras retiradas do leito estão sendo recolocadas para dar sustentação às margens.

Aldo destacou que o trabalho não tem data para ser concluído, tendo em vista a necessidade de manutenção contínua. “A gente não tem dúvida nenhuma de que isto vai ser extremamente benéfico, no sentido de evitar maiores prejuízos em períodos de muita chuva. O trabalho é permanente, não vamos concluir tão cedo”, disse ele. Estão envolvidas nas ações para melhorar a infraestrutura da cidade e prevenir problemas causados pelas chuvas, equipes das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, de Segurança e Trânsito, gabinete do vice-prefeito, por meio da Defesa Civil, além de engenheiros e outros técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana. A mão de obra é da prefeitura e o equipamento é terceirizado.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.