ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Que nos perdoem os gambás!

Pensa que é fácil sacar da cartola um tema e escrever algo que seja relevante para o leitor? Que faça pensar, concordar ou não, mas que ofereça alguma contribuição para sua vida? Não é!

Até porque procuro desviar de muitos assuntos ácidos que não pautam mais a minha rotina de trabalho.

ads6 Advertising

Publicidade

Pensei em alguns temas, nenhum convincente. Foi quando abri a caixa de e-mails e encontrei um arquivo, no mínimo curioso, que falava da importância dos gambás. Não os bebuns que incomodam o dono do bar ou a mulher em casa. Mas os bichinhos que costumam aparecer nesta época do ano nas nossas casas.

Eu não sabia, mas o texto falava que os gambás se alimentam de cobras, inclusive peçonhentas, aranhas, baratas e vários outros seres que consideramos inconvenientes. Duvidei e fui pesquisar. E me deparei com vídeos surpreendentes.

ads7 Advertising

Publicidade

Anos atrás era comum aparecerem pequenas populações de gambazinhos em nossa casa. Moramos perto do Cinturão Verde e as mamães gambás (será que é assim que se diz?) tinham uma predileção por escalar o sótão para criar sua prole.

Tive a insensatez de contar um desses episódios para os amigos da Gazeta. Justamente para o Jones Alei. Havia sete, oito, talvez dez gambazinhos espalhados pelos quartos e banheiros, vindos do andar superior, quando voltamos da praia. Dois deles refestelados dentro da banheira. Certamente não à espera de uma hidromassagem, mas de água para beber, suponho.

ads8 Advertising

Publicidade

Me postou à frente da banheira, os dois gambazinhos de pernas cruzadas, bermudinhas listradas e uma constrangedora legenda: “hic, oi tio, sai mais um trago aí?”

Falei, sem convicção, que isso podia justificar uma demissão.

Os gambás, bichos, agora sei, não deveriam dar nome ou apelido a outros seres que não são predadores de serpentes, nem aranhas, nem escorpiões, mas são vítimas deles. Ou do mal que fazem a si mesmos: os humanos!

Publicidade

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMEU NEUMANN

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta