O estacionamento rotativo pago de Santa Cruz do Sul, o Rapidinho, deve ter sua operação ampliada na cidade, com a criação de novas vagas Faixa Azul e a implantação de Faixas Roxas. As alterações estão sendo avaliadas pela Prefeitura, com base nos apontamentos de um estudo técnico contratado pelo município. A operação é mantida atualmente pelo Conselho Municipal Pró-Segurança Pública de Santa Cruz (Consepro) e conta com 1,5 mil vagas, em 45 quadras. O atual modelo de gestão também deve passar por mudanças.
As novidades em estudo levam em consideração os quase 110 mil veículos que circulam diariamente pela cidade. As informações foram apresentadas pelo secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, durante uma audiência pública que discutiu o estacionamento rotativo de Venâncio Aires, realizada na Câmara de Vereadores da Terra do Chimarrão na noite dessa quarta-feira, 15.
LEIA MAIS: Modernização do estacionamento Rapidinho pode avançar em 2025
Publicidade
Conforme Azevedo, o sistema atual de Santa Cruz possui cerca de 1,5 mil vagas, mas, com as mudanças previstas, serão incluídas aproximadamente mais mil, elevando o total para 2,5 mil vagas nas áreas de maior demanda, principalmente na região central. Ainda segundo ele, a ampliação tem como objetivo facilitar o acesso e reduzir o tempo de busca por estacionamento, especialmente nos horários de pico, quando é comum encontrar dificuldades para estacionar. Atualmente, o tempo máximo permitido para permanecer na vaga é de duas horas.
Outro destaque apresentado pelo secretário foi o sistema roxo, que deve ser implantado em algumas quadras próximas ao Hospital Santa Cruz e a clínicas de saúde. Nessas áreas, o tempo máximo permitido por veículo será ampliado de duas para três horas, beneficiando especialmente quem frequenta a região hospitalar, onde o atendimento costuma ser mais demorado.
Além disso, o estudo também apontou que há a possibilidade de redução da tarifa pela metade, passando de R$ 2,00 para R$ 1,00 por hora, em áreas que ainda estejam dentro do perímetro central, mas um pouco mais afastadas das regiões de movimento mais intenso.
Publicidade
LEIA MAIS: Consepro diz que Rapidinho sofre com falta de mão de obra
Uma reunião marcada para esta quinta-feira, 16, às 14 horas, entre a Prefeitura e o Ministério Público (MP), vai tratar sobre as melhorias no Rapidinho, além de questões relacionadas à inadimplência e à fiscalização do sistema.
A modernização do Rapidinho de Santa Cruz se arrasta desde 2022 . O edital para concessão do sistema à iniciativa privada foi publicado naquele ano. No entanto, foi suspenso antes do recebimento das propostas, devido à exigência legal de submissão ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Publicidade
Para avançar, em 2023, a Prefeitura de Santa Cruz aguardava a entrega de novos estudos de viabilidade econômico-financeira para seguir com a intenção de licitar o Rapidinho. A situação, até o momento, não teve avanços significativos. Agora, em 2025, um novo estudo em andamento pode dar novo rumo ao serviço.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.