ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Prato do dia: aprenda a preparar um delicioso polvo com purê de batatas

ads3

ads4

Um dos animais marinhos que mais me fascinam é o polvo! Esse octopus de oito tentáculos lotados de ventosas me inebria desde a infância, quando eu assistia a 20 Mil Léguas Submarinas e às aventuras do Capitão Nemo. Existem cerca de 700 espécies dessa ordem de diversos tamanhos e habitats espalhados pelos oceanos tropicais. A palavra “polvo” vem do grego “pól’ypous” e significa “muitos pés”. Quando sentem que o predador se aproxima, os polvos liberam um jato de tinta escura para despistar, além de atordoar seu perseguidor. A coloração escura da tinta deve-se a uma substância chamada melanina, enquanto que a irritação é causada pelas moléculas tirosinase, lisina e ácido aspártico. Os polvos são largamente utilizados na culinária em caldos, cozidos, grelhados, assados ou mesmo crus em sashimis e carpaccios. E na receita de hoje é preparado na frigideira, acompanhado de purê de batatas.

LEIA MAIS: Aprenda a fazer uma saborosa salada italiana criada na Toscana

Com o que e como fazer*

Ingredientes (para 4 pessoas)
● Um polvo inteiro com cerca de 1,5kg
● 800g de batatas brancas
● 150ml de vinho branco seco
● 1 dente de alho picadinho
● Azeite de oliva a gosto
● 12 tomates cereja grandes cortados ao comprido
● 200ml de leite
● Pitada de noz-moscada
● 50g de manteiga
● Pitadas de açafrão em pó
● Sal e pimenta do reino a gosto

ads6 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma deliciosa salada de camarões perfeita para dias quentes

FALA, BACO

O enólogo chileno Mario Geisse elabora a linha Costero lá no Vale do Colchágua, em Paredones, na sua terra natal, com três rótulos: Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Rosé. E é esse Costero Rosé 2020 – um corte de 75% de Pinot Noir e 25% de Sauvignon Blanc –, comercializado pela Vinícola Geisse de Pinto Bandeira, que é analisado nesta semana.

ads7 Advertising

Publicidade

É um delicioso vinho que pede a companhia de frutos do mar e peixes em geral, sushi e sashimi, além de cortes e preparos com frango. Possui 13,7% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 8 a 12 graus.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Você sabia?

ads8 Advertising

Publicidade

O sabor dos pratos também tem características diferentes. O polvo costuma ser conhecido por ter carne de sabor mais marcante. Enquanto isso, a lula é mais suave ao paladar. Um detalhe importante para que ambos possam ser cozinhados é entender sobre seu tempo de cozimento, pois se este passar, ambas as carnes podem ficar duras.

Os ingleses conquistaram o mundo porque não aguentavam mais a própria cozinha.

Ditado francês

LEIA MAIS: Receita: canapé de pera caramelizada, patê de fígado e geleia de pimenta

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta