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Reforma da Estação Rodoviária de Santa Cruz começa em dez dias

Prefeita assinou contrato ontem. Sem jamais ter passado por uma reforma em quatro décadas, terminal sofre com problemas na cobertura, pilares, banheiros e parte elétrica

Deve começar em cerca de dez dias a aguardada reforma da Estação Rodoviária de Santa Cruz – a primeira em quatro décadas. O termo de início da obra, que custará R$ 2,6 milhões e terá prazo de dez meses para conclusão, foi assinado na tarde dessa quarta-feira, 15, pela prefeita Helena Hermany (Progressistas).

O projeto prevê a substituição de todas as estruturas metálicas do terminal e de toda a parte elétrica, além da revitalização dos banheiros, troca de piso e adequação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Já a cobertura, que está muito danificada, receberá manto asfáltico, o que além de proteger deve ajudar a reduzir o ruído em dias de chuva. Também está prevista a implantação de uma área de espera junto aos guichês, um fraldário e espaço para funcionários.

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A empresa responsável, a K&G Construções, informou que a obra não deve afetar os serviços e a circulação de pessoas na rodoviária. Os banheiros devem ser uma das prioridades, porque estão completamente deteriorados.

No ato dessa quarta-feira, o vice-prefeito Elstor Desbessell (Progressistas) lembrou as cobranças da comunidade por melhorias no complexo e comemorou o fato de uma empresa santa-cruzense ter vencido a licitação. “Enquanto muitos outros municípios estão fechando rodoviárias, Santa Cruz está reformando a sua”, disse. Já Helena afirmou que os usuários do terminal não dispõem de conforto, sobretudo em dias frios ou chuvosos, e alegou que isso afeta a imagem do município. “Faz décadas que essa rodoviária foi construída e nunca foi feita uma melhoria, um reparo. Chegou a esse caos. E isso aqui é um cartão de visitas, é a primeira impressão que fica para quem visita a cidade”, falou.

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As condições do terminal, que fica às margens da BR-471 e foi inaugurado em 1982 pelo então prefeito Arno Frantz, são motivo de reclamações há anos. Sem jamais ter passado por uma revitalização profunda, o prédio, que pertence à Prefeitura, sofre com a deterioração. Em 2019, a Defesa Civil apontou uma série de problemas, incluindo bases de pilares danificadas pela corrosão. Na ocasião, o laudo técnico recomendou o isolamento da edificação onde funcionava o restaurante, o que foi feito, e uma intervenção imediata para recuperação da estrutura metálica que sustenta a platibanda, que está comprometida, além de reparos em outras estruturas, sob pena de as condições avançarem para estado crítico em um curto espaço de tempo.

O primeiro projeto, concebido ainda no governo Telmo Kirst, acabou descartado após a posse de Helena em função do custo, que chegaria a R$ 4 milhões. A solução foi resgatar uma proposta mais antiga, elaborada por uma arquiteta do Município em 2015, e atualizá-la. A promessa inicial era de que a obra começaria em 2021, o que não se confirmou. A licitação foi aberta só em março deste ano e enfrentou impasses. Os recursos que serão aplicados na obra foram captados pela Prefeitura via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

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