Santa Cruz do Sul

Regularização do ITBI em Santa Cruz deve arrecadar cerca de R$ 900 mil neste ano

Além do programa Santa Cruz em Dia, que oferece descontos e benefícios especiais para a quitação de débitos em atraso com o Município, a Prefeitura avança também com outra ação para estimular a regularização de transações imobiliárias, por meio da redução da alíquota do Imposto sobre a Transmissão e Cessão Onerosa Inter Vivos de Bens Imóveis e de Direitos Reais a eles Relativos (ITBI). Conforme os dados da Secretaria de Fazenda, 258 guias já foram emitidas neste ano, com arrecadação prevista de mais de R$ 900 mil.

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o titular da pasta, Valdir Bruxel, lembrou que a iniciativa partiu do Executivo, que enviou o projeto à Câmara de Vereadores em abril deste ano. Conforme o texto aprovado, a alíquota cai de 2% para 1% em transações imobiliárias de compra e venda, de dação em pagamento e permuta realizadas até 31 de dezembro de 2021, quitadas ou não, e que venham a ser formalizadas por meio de escritura pública. A base para o cálculo será o valor venal atual do imóvel, constante no cadastro imobiliário do Município.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz em Dia já registra 6,6 mil adesões

Publicidade

Segundo ele, a previsão do valor a ser arrecadado se baseia nas guias geradas, tendo em vista que a partir da emissão o contribuinte tem 60 dias para fazer o pagamento. Os interessados têm até 30 de novembro para buscar o serviço. “Mesmo que o pagamento possa ser feito em dezembro, a demanda precisa estar no sistema até o dia 30 de novembro”, observa Bruxel. Segundo ele, é perceptível que a população quer aderir, mas muitas pessoas estão deixando para os últimos dias.

Para saber

O ITBI é um imposto de competência municipal e é cobrado toda vez que um bem imóvel muda de propriedade, seja ele um terreno, casa, apartamento ou mesmo um boxe de garagem. Para fazer a transferência e obter a escritura, o comprador precisa realizar o procedimento no Cartório de Registro de Imóveis, que informa à Prefeitura sobre o início do trâmite. Depois, é preciso providenciar o pagamento da guia do imposto para concluir a regularização. Em Santa Cruz do Sul, a alíquota é de 2% sobre o valor do imóvel.

*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.