Colunistas

Relembre a história do primeiro jogo do Foot-Ball Santa Cruz

Aproveitando o entusiasmo da torcida com a volta do FC Santa Cruz à elite do futebol gaúcho, vamos lembrar um pouco da sua história. A fundação ocorreu em 26 de março de 1913, na Pensão Schmidt, que ficava onde hoje é o Hotel Schultz (em frente ao Restaurante Centenário). O prof. André Klarmann teve a iniciativa de criar um clube de futebol. Ele era alemão, foi um dos diretores da Deutsche Synodal Schule (Colégio Mauá) e veio morar na cidade por volta de 1910.

Em assembleia com a presença de 15 jovens, constituiu-se o Foot-Ball Club Santa Cruz (FBCSC), com as cores preto e branco. Entre os fundadores estavam Oscar Becker, Alfredo Schirmer, Carlos Lund Fº, Jorge Eichenberg Fº, Ernesto Frantz, Arnoldo Lindenmayer, Reinaldo Binz, Alfredo Binz, Osvaldo Schütz e Sadi Schmidt.

LEIA TAMBÉM: Pinturas artísticas na Catedral

Publicidade

O primeiro presidente foi Klarmann, tendo como vice Ernesto Frantz. Para tesoureiro foi escolhido Oscar Becker. Gustavo Dreher e Arnoldo Lindenmayer foram indicados como secretários (1º e 2º, respectivamente).

Franklin Mendes foi o primeiro capitão do clube | Foto: Arquivo de Fernando Hennig

Após vários treinos no campo da Várzea, em 26 de julho de 1913 o FBCSC realizou a primeira viagem, para um jogo em Candelária. A delegação saiu em carroças, logo após o meio-dia de sábado, e chegou no final da tarde, pernoitando no Hotel dos Viajantes. No domingo, os atletas foram a pé para o campo, acompanhados de uma bandinha. O Santa Cruz venceu a partida e, à noite, os jogadores ainda participaram de um baile. O regresso ocorreu na manhã de segunda. O comboio foi comandado por Henrique Filter. Ele possuía um serviço de diligências e conhecia bem a estrada para Candelária.

LEIA TAMBÉM: Saiba quem foram os primeiros funcionários públicos de Santa Cruz

Publicidade

O leitor Fernando Hennig guarda, no museu do Kaffehaus (Sinimbu), o livro O Rio Grande do Sul Esportivo, de 1918. Nele consta a foto que seria do primeiro time do Santa Cruz e do seu primeiro capitão, Franklin Mendes. Os jogos do Galo ocorreram sempre no Estádio dos Plátanos. Inicialmente, o local foi emprestado por Ernesto Iserhardt. Em 1922, ele vendeu a área ao clube, por um preço módico.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.