Agronegócio

Reuniões sobre preço do tabaco ocorrem na próxima semana

A comissão representativa dos produtores de tabaco, formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelas federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, reúne-se com empresas fumageiras na próxima segunda e terça-feira, 15 e 16, na sede da Afubra, em Santa Cruz.

No primeiro dia, o início da manhã será dedicado ao encontro dos representantes de entidades para o alinhamento da negociação que deverá definir o preço mínimo do tabaco na safra 2023/24. Depois disso, até o meio-dia de terça-feira, serão recebidas, em reuniões individuais, oito fumageiras (Alliance One, BAT, China Brasil, CTA, JTI, Tabacos Marasca, Universal Leaf e UTC).

LEIA TAMBÉM

Publicidade

“Nossa expectativa é de que todas as empresas venham com uma proposta justa e que atenda não somente o custo de produção, mas também uma rentabilidade para o fumicultor, além da recuperação da defasagem das tabelas das safras anteriores”, destaca o presidente da Afubra, Marcilio Drescher.

A JTI, que já havia iniciado a negociação com a comissão em dezembro, deve se reunir novamente. “As entidades haviam definido que, em dezembro, as reuniões somente ocorreriam com as empresas que, de fato, já poderiam trazer uma proposta. A única foi a JTI. Entendemos que o encontro foi produtivo e aguardamos que a próxima reunião com eles seja satisfatória”, acrescentou o presidente da Afubra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.