ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Rio Grande do Sul está em alerta para possíveis casos suspeitos de coronavírus

ads3

ads4

Assim como o restante do País, o Rio Grande do Sul está em alerta para possíveis casos suspeitos de coronavírus. A doença já matou pelo menos 81 pessoas na China, que registra mais de 2,7 mil casos. O vírus já infectou pessoas em pelo 11 países. O número de mortes foi atualizado na manhã desta segunda-feira, 27, após a província de Hainan divulgar o primeiro caso fatal no local.

O caso é de uma mulher de 80 anos cuja família havia chegado da cidade de Wuhan – onde a epidemia teve início – no último dia 17. A província de Hubei, onde fica Wuhan, responde por 76 das mortes ocorridas até agora. Foram registrados casos individuais também em Xangai e nas províncias de Hebei, Heilongjiang e Henan.

ads6 Advertising

Publicidade

Apesar do grande movimento de viajantes da China para o Estado e a região, especialmente devido aos negócios chineses no Vale do Rio Pardo, a técnica descarta a disseminação da doença na região. Ela ressalta, no entanto, que há o alerta e que os cuidados necessários estão sendo tomados pelo Estado.

O ponto mais importante, segundo Juliana, é a notificação dos casos suspeitos, para que os processos de isolamento e tratamento possam ser realizados rapidamente. Ela ressalta que não basta apresentar os sintomas para ser considerado um caso suspeito – até porque os sintomas são comuns a inúmeras doenças respiratórias. Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade de respiração.

ads7 Advertising

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: OMS diz que é cedo para emergência global

Origem da doença

ads8 Advertising

Publicidade

LEIA MAIS: Wuhan estima outros 1.000 casos confirmados de coronavírus

“A OMS coloca ainda como uma fonte inicial desconhecida. Acredita-se que a fonte inicial é um mercado público onde havia animais e inicialmente [a contaminação] tenha sido de animal para humano. Agora, não tem mais este vínculo com este mercado, mas uma transmissão de pessoa para pessoa”, disse a técnica.

Devido ao agravamento da situação, a China suspendeu todas as viagens turísticas que partem do país para tentar conter o surto de coronavírus. O presidente chinês disse no sábado, 25, que o vírus está se espalhando de maneira acelerada e que o país enfrenta uma situação grave. Juliana lembra que, até agora, os supostos casos suspeitos no Brasil e no Estado foram descartados pelo Ministério da Saúde.

LEIA MAIS: Secretaria Estadual da Saúde divulga orientações sobre o coronavírus

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta