Evento inspirado no South Summit leva para a instituição de ensino profissionais da tecnologia e do empreendedorismo
O papel da inovação tecnológica na educação é tema da segunda edição do Rosário Summit, que será realizada no dia 6 de novembro. Inspirada no South Summit, de Porto Alegre, a iniciativa da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário vai receber estudantes de Ensino Médio de todo o Vale do Rio Pardo.
Com o tema Tecnologias que educam o futuro, a inteligência artificial ganha força na programação (que se inicia às 8 horas e termina às 16h30) e será debatida a partir de exemplos de empresas e startups presentes.
Ωprofessor da Trilha de Administração e idealizador do Rosário Summit, Matheus Zavacki, explica que a temática foi escolhida para destacar a inovação tecnológica como aliada no processo de ensino-aprendizagem, além da formação de cidadãos preparados para os desafios em um mundo que passa por transformações constantes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Período de matrícula da rede estadual para o ano letivo de 2026 termina no domingo
Ele ressalta que o tema reflete o compromisso da escola com uma educação que integra não apenas valores e conhecimento, mas também tecnologia. É igualmente um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes e a comunidade, incentivando uma cultura de inovação, sustentabilidade e aprendizagem contínua.
Além de debater as ferramentas digitais, o evento quer provocar uma reflexão sobre como as tecnologias podem humanizar e personalizar o aprendizado, aproximando-as da realidade dos alunos. “Em um cenário em que a inteligência artificial, a conectividade, a robótica e as ferramentas digitais remodelam a maneira como vivemos, trabalhamos e aprendemos, torna-se essencial refletir sobre como essas tecnologias podem potencializar a educação, sem substituir seu caráter humano, ético e social.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cisvale amplia debate regional sobre o desafio da gestão de resíduos
A instituição está se preparando para o 2º Rosário Summit desde março. Os estudantes não só vão participar das palestras, oficinas e demais atividades, mas estão mobilizados em diversas funções, desde a recepção dos convidados à decoração dos ambientes.
As atividades foram separadas em quatro salas: empreendedorismo, inovação, conexões e cooperativismo. Serão realizadas ainda oficinas de gastronomia, artes, línguas e libras.
Publicidade
A instituição de ensino já recebeu 500 inscrições, que seguem abertas. Escolas que desejam participar devem entrar em contato por meio do WhatsApp (51) 99115 7235.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade
This website uses cookies.