Santa Cruz do Sul

Samba, arte e oportunidade: Praça Multicultural estreia com sucesso em Santa Cruz

A primeira edição da Praça Multicultural estreou com o pé direito neste domingo, 1º de junho, em Santa Cruz do Sul. Realizada na Praça da Cultura, na Rua Galvão Costa, a nova atração do Calendário de Eventos do município reuniu música, gastronomia, artesanato e diversão para todas as idades. Com boa música, integração e valorização de artistas locais, a Praça Multicultural já mostrou a que veio – e promete se firmar como uma presença constante na programação cultural da cidade. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, o evento havia sido adiado no final de semana anterior por conta da previsão de chuva.

No coração da praça, o samba foi o grande protagonista. Sob a condução do músico Bako Lopes, uma animada roda de samba tomou conta do espaço, acompanhada por diversos convidados que ajudaram a embalar o público com um dos ritmos mais emblemáticos da cultura brasileira. A programação contou ainda com brinquedos infláveis para as crianças, distribuição de erva-mate, gastronomia, choperias e uma variada feira de artesanato com diversas bancas.

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses já pagaram mais de R$ 60 milhões em impostos em 2025

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, a estreia superou as expectativas. “Foi um grande sucesso, principalmente se considerarmos o número de eventos acontecendo na cidade neste final de semana. Escolhemos o samba de raiz para a primeira edição porque temos muita gente identificada com esse ritmo aqui em Santa Cruz. E o público compareceu em peso e está curtindo muito”, celebrou.

A proposta da Praça Multicultural é ocupar os espaços públicos com arte, cultura e diversidade. A ideia é realizar uma edição por mês, cada uma com foco em diferentes ritmos e expressões artísticas. “É só o início de um trabalho que queremos entregar para a área artística, tanto para músicos quanto artesãos. Algumas adaptações já estão previstas para a próxima edição, mas estamos muito satisfeitos com a recepção do público”, reforçou Douglas.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz sediará 1º Festival de Canto Coral em junho; veja detalhes

Publicidade

Entre os destaques da tarde, a participação dos artesãos locais chamou a atenção, tanto pela diversidade dos produtos quanto pelo movimento nas bancas. Seu Gilberto Haas, de 71 anos, cria brinquedos artesanais em madeira desde a infância e, há cerca de 10 anos, participa de feiras no município. “Acertaram de mão cheia com este evento. Realmente está muito bom. Só tenho a agradecer. Nestes anos todos, nunca fomos tão incentivados pela Prefeitura. A Secretaria de Cultura está nos colocando em vários eventos, e isso nos dá muita visibilidade”, relatou, emocionado.

Artesão Gilberto Haas agradeceu a oportunidade de poder expandir as vendas e a visibilidade dos brinquedos de madeira que confecciona desde a infância

Para Bako Lopes, eventos como este são fundamentais para fortalecer a cena cultural local. “Temos inúmeros sambistas em Santa Cruz e precisamos de espaços como esse para fazer a roda girar. O público me surpreendeu. Ver toda essa gente curtindo o que a gente está apresentando é maravilhoso”, comemorou.

LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.