Santa Cruz do Sul

Santa Cruz celebra o Dia do Colono e do Motorista com homenagens no interior

O município de Santa Cruz do Sul comemorou, nesta sexta-feira, 25, o Dia do Colono e do Motorista, data que é feriado local em reconhecimento à importância histórica, cultural e econômica dessas duas profissões que ajudaram a construir a identidade da região. O prefeito Sérgio Moraes participou de celebrações no interior do município, acompanhado pelo deputado federal Marcelo Moraes, pela deputada estadual Kelly Moraes, além de vereadores e secretários municipais.

As homenagens ocorreram em diferentes comunidades, com solenidades, atos cívicos e manifestações culturais que exaltaram o papel fundamental dos agricultores e transportadores no desenvolvimento de Santa Cruz do Sul e do estado.

LEIA TAMBÉM: Dia do Colono e Motorista: o passado ilumina o presente

Publicidade

Durante a cerimônia na Associação Cruzeiro do Sul, em Boa Vista, o prefeito destacou o legado deixado pelas gerações de colonizadores. “É preciso lembrar o passado de quem edificou nossas comunidades. Foram pessoas que enfrentaram incertezas e dificuldades para desbravar esse território e transformá-lo em um polo de progresso”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Moraes elogiou a apresentação do Coral Cruzeiro do Sul e destacou os valores cultivados pelas comunidades do interior. “Quando vi o povo em pé, respeitando o coral, percebi o quanto isso é raro hoje em dia. Essa educação, esse carinho e essa integração entre as pessoas mostram que aqui, em Boa Vista, temos um exemplo a ser dado para toda a nação”, declarou. O prefeito também mencionou a importância da colonização alemã para o desenvolvimento regional, destacando que a cultura trazida pelos imigrantes é motivo de orgulho e riqueza para o estado.

LEIA TAMBÉM: Projeto propõe criar a Semana da Agricultura Familiar em Santa Cruz

Publicidade

A produção agrícola, especialmente a fumicultura, também foi lembrada como eixo estratégico da economia local. “Hoje, o fumo é o segundo produto em exportação no Rio Grande do Sul, e isso devemos a cada homem e mulher que trabalha com dedicação no campo”, ressaltou.

À tarde, a comitiva esteve em Monte Alverne, onde participou do tradicional Encontro de Sociedades e Festa do Rei, promovida pela Sociedade Lanceiros Gaúchos, em conjunto com as celebrações do Dia do Colono e do Motorista. Em pronunciamento, o deputado federal Marcelo Moraes reafirmou a importância da agricultura familiar para a sustentabilidade econômica dos municípios do interior. “Muitas vezes somos criticados por defender essa cultura, mas sabemos que em quatro ou cinco hectares, uma família consegue não apenas se sustentar, mas movimentar toda a economia local”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Homenagens a colonos e motoristas e outras atrações; veja a agenda do fim de semana

Publicidade

O parlamentar também abordou a relevância do trabalho dos motoristas e os desafios enfrentados pela categoria. “Nós também estamos discutindo, lá em Brasília, essa questão das 12 horas de descanso. Trata-se de uma interferência do governo no trabalho desses profissionais experientes, que ao longo dos anos já sabem da responsabilidade de parar seu caminhão com segurança e seguir transportando a carga até o destino final. Por isso, parabéns a todos vocês que produzem e carregam a riqueza do nosso país”, finalizou.

Já a deputada estadual Kelly Moraes fez questão de agradecer às comunidades do interior pelo papel que exercem no desenvolvimento do município. “É do interior que vem a força que se reflete lá no centro da cidade. A nossa família se sente honrada em estar aqui, prestigiando e agradecendo a todos vocês, colonos e motoristas, que fazem a diferença em Santa Cruz, na região e em todo o nosso Estado”, disse.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.