Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul tem caso em investigação de intoxicação por metanol

Santa Cruz do Sul registrou, nesta segunda-feira, 13, uma notificação de possível intoxicação por metanol. O dado consta no painel de monitoramento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 46 anos, residente no município. A ingestão do tipo de bebida, que não foi divulgado, teria ocorrido na própria cidade.

O primeiro caso de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul foi confirmado na quarta-feira, 8, em um morador de Porto Alegre, que teria ingerido a bebida em São Paulo. Segundo o painel, até o momento 11 notificações foram descartadas e seis permanecem em investigação, incluindo o caso santa-cruzense.

LEIA TAMBÉM: Estado terá diagnóstico próprio para casos suspeitos de ingestão de metanol

Publicidade

Na última segunda-feira, 6, o Centro de Informação Toxicológica (CIT), vinculado ao CEVS, anunciou que passará a realizar exames laboratoriais para identificação de metanol em casos suspeitos de ingestão durante o consumo de bebidas destiladas.

Com a nova estrutura, o Rio Grande do Sul se tornará um dos poucos Estados brasileiros com capacidade própria para esse tipo de diagnóstico. Além da estrutura laboratorial, a pasta está realizando um levantamento junto à rede hospitalar sobre os estoques de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol. O Estado também aguarda o envio de um antídoto específico, que está sendo adquirido pelo Ministério da Saúde junto a fornecedores internacionais.

LEIA TAMBÉM: Brasil registra 29 casos confirmados de intoxicação por metanol

Publicidade

O que fazer em casos de suspeita de intoxicação

Diante da ocorrência de intoxicações por metanol, o Ministério da Saúde reforça a importância da vigilância e orienta sobre as ações a serem tomadas. O metanol é uma substância tóxica usada em solventes e produtos químicos, podendo causar danos graves ao fígado, cérebro e nervo óptico — com risco de cegueira, coma e até morte.

Principais sintomas (podem surgir entre 12 e 24 horas após ingestão):

  • Dor abdominal
  • Visão alterada
  • Confusão mental
  • Náusea

Esses sinais podem ser confundidos com os de uma ressaca comum. Por isso, ao identificá-los, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico em uma unidade de emergência.

Publicidade

Na chegada ao serviço de saúde, é essencial informar:

  • Que houve consumo de bebida alcoólica
  • O contexto (ex.: festa, bar, evento)
  • Tipo de bebida ingerida
  • Presença ou não de rótulo na embalagem
  • Horário aproximado da ingestão
  • Essas informações ajudam na investigação, diagnóstico e tratamento adequados.

Saúde local acompanha

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o caso suspeito de intoxicação por metanol foi registrado junto ao Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz na semana passada. O paciente procurou atendimento médico relatando alterações visuais após ter ingerido bebida destilada na noite anterior. Devido a isso, seguindo protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a situação foi notificada como caso suspeito de possível intoxicação por metanol.

Após avaliação médica, porém, os exames realizados apresentaram resultados dentro da normalidade. O paciente já recebeu alta hospitalar, está com boas condições clínicas e segue com suas atividades normais. O caso está sendo acompanhado pelo Hospital Santa Cruz e pela Secretaria Municipal de Saúde, que mantém contato direto com o paciente.

Publicidade

A Secretaria reforça que até o momento trata-se apenas de uma suspeita, não havendo confirmação de contaminação por metanol no Município.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.