Santa Cruz do Sul

Santa Cruz e mais seis cidades da região terão sinal analógico desligado até dezembro

O sinal analógico de TV aberta será desligado em sete municípios da região até o dia 31 de dezembro de 2025. A medida foi oficializada por meio de portaria publicada nessa segunda-feira, 14, pelo Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União. A ação faz parte do processo nacional de migração para o sistema de transmissão digital, iniciado em 2016 no Brasil.

No Vale do Rio Pardo, de acordo com o novo cronograma, Santa Cruz do Sul, Candelária, Rio Pardo, Sinimbu e Venâncio Aires terão o sinal analógico desligado até o fim deste ano. Na região Centro-Serra, Arroio do Tigre e Sobradinho também deverão se adaptar à mudança

LEIA TAMBÉM: Escola pública de Santa Cruz está entre as mil melhores no Enem 2024

Publicidade

O Ministério das Comunicações ressalta que o objetivo da medida é garantir a continuidade do serviço de radiodifusão durante a transição e evitar a interrupção da programação. Com o desligamento do sinal analógico, os canais de TV aberta passarão a ser transmitidos exclusivamente em sinal digital, com melhorias na qualidade de imagem e som.

Os telespectadores que desejam seguir assistindo à programação da TV aberta precisarão contar com um conversor digital e uma antena externa UHF. Televisores fabricados a partir de 2010, na maioria dos casos, já vêm com a tecnologia digital integrada.

Participe aqui do canal de notícias do Portal Gaz no WhatsApp

Publicidade

Já as emissoras que ainda não possuem consignação de canal digital nos municípios têm até 30 de setembro de 2025 para manifestar interesse em continuar operando no novo formato.

LEIA MAIS SOBRE A REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais, 27 anos, é jornalista multimídia no time do Portal Gaz desde 2023.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.