Foto Ilustrativa
Mais uma Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) teve início em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira, 16. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, se estenderá até o dia 26 de agosto.
LEIA TAMBÉM: Região tem 268 casos de dengue no ano; confira dados por município
O LIRAa é uma sondagem, realizada pelos agentes de controle de endemias (ACE), para verificar a quantidade de focos e larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é realizada periodicamente, com o objetivo de estimar quantitativamente o nível de infestação no município.
Publicidade
A expectativa do levantamento, feito por amostragem, é de visitar 2.569 imóveis durante o período, em todos os bairros, nos distritos industriais 1 e 2, e nas zonas urbanas de Pinheiral, Boa Vista, Rio Pardinho, Alto Paredão e Monte Alverne. Nesses dois últimos, e no bairro Várzea, o trabalho está finalizado.
LEIA MAIS: Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil na próxima semana
O treinamento de 22 agentes e a distribuição dos quarteirões para averiguação ocorreu na última terça-feira. Os servidores apresentam-se devidamente uniformizados e identificados para a realização das visitas domiciliares. A Vigilância Sanitária solicita que moradores de edifícios e condomínios fechados facilitem o acesso dos agentes, para que o levantamento tenha sucesso.
Publicidade
Nesta quarta-feira, foram visitados 19 bairros. No Bom Jesus, a industriária Nair Horbach recebeu a visita de um agente na manhã desta quarta. No imóvel dela, foram vistoriados o quintal e a piscina. “Essas visitas são importantes, porque assim recebemos a orientação certa. Sempre mantemos o pátio limpo e cuidamos para não deixar potes vazios para não acumular água”, afirmou.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
This website uses cookies.