Foto: Jaime Fredrich
O lançamento municipal do 1º Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa ocorreu na tarde desta quarta-feira, 23, no Palacinho da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O evento será realizado de 5 a 7 de dezembro no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A iniciativa, que já teve lançamento estadual em 29 de outubro, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, é promovido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) em parceria com o governo estadual e a Prefeitura.
Durante o lançamento, o presidente da FGTAS, José Scorsato, destacou o caráter inédito do Salão e a importância da escolha de Santa Cruz como sede. “Esse evento vem se consolidando como um marco para o artesanato e a agricultura familiar do Rio Grande do Sul. A ideia é que ele se torne uma política permanente, com edições anuais e cada vez mais abrangentes”, afirmou.
LEIA MAIS: Santa Cruz sediará o 1º Salão Gaúcho de Artesanato e Agricultura Familiar em dezembro
Publicidade
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Douglas Albers, ressaltou o empenho da administração municipal para trazer o evento à cidade. “Desde o início do ano, temos trabalhado para que Santa Cruz sedie esse grande encontro da produção artesanal e da agricultura familiar. A resposta tem sido incrível”, afirmou. Albers também antecipou que os editais para quem quiser participar com a venda de produtos serão lançados nesta quinta-feira, 13, e que todas as vagas anunciadas até o momento, seja para agricultura familiar, seja para floristas ou artesanato, já foram preenchidas.
Ainda de acordo com ele, o Salão reunirá 100 artesãos santa-cruzenses, além de representantes de 17 regiões do Estado, mostrando a diversidade do artesanato gaúcho, e mais de 70 agroindústrias. A expectativa é de 20 a 25 mil visitantes durante os três dias de evento.
A programação contará com palestras, rodas de conversa, oficinas, exposições e apresentações culturais, além de shows musicais diários, entre eles, Kayana, Serginho Moah e Banda, Marcelo Caminha, Thiago Porto e Banda e Os Fagundes, que farão o encerramento no domingo, 7 de dezembro. O evento também incluirá a Feira de Animais “Adote um Caramelo”, coordenada pela Secretaria de Bem-Estar Animal, e espaços de economia criativa e cultura local. A solenidade oficial de abertura será na sexta-feira, 5 de dezembro, às 19 horas, no Centro de Eventos, com visitação aos pavilhões a partir das 9 horas do mesmo dia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: ExpoSin abre nesta quinta com expectativa de reunir 30 mil pessoas em quatro dias
Sexta-feira – 5 de dezembro
Sábado – 6 de dezembro
Publicidade
Domingo – 7 de dezembro
*Colaborou Jaime Fredrich
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
This website uses cookies.