Santa Cruz do Sul

Santa Cruz pode receber unidade do IFFar; entenda

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, responsável pelos 38 Institutos Federais (IF) do país, divididos em 680 unidades atualmente, está em processo de expansão. E o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), um dos três do Rio Grande do Sul, está estudando a possibilidade de instalar um campus em Santa Cruz do Sul.

A ideia é que a rede, que completa 15 anos em dezembro, atinja mil unidades de ensino até o final de 2023. Assim, há um estudo e planejamento, tanto do Ministério da Educação (MEC) quanto da Casa Civil, para que aconteça, além da expansão, obras de melhoria nos campi já existentes.

LEIA TAMBÉM: Agricultores cobram suspensão de notificações e não descartam bloqueio da RSC-287

Publicidade

Com esse processo de ampliação em mente, aconteceu uma audiência pública na última sexta-feira, 23, visando a instalação de um polo do IFFar com cursos técnicos em Santa Maria, onde está localizada a reitoria, além de campi em Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Ijuí, São Luiz Gonzaga e Santiago. Hoje, no Vale do Rio Pardo, o ensino técnico público existe apenas em Venâncio Aires, onde há um polo do IFSul.

Como acontece a implantação?

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, a reitora do IFFar, Nídia Heringer, explicou o processo para que o instituto chegue a Santa Cruz. Além da falta de definição de um local, que pode ser tanto construído do zero quanto adaptado de uma instalação já existente, o município precisa apresentar uma contrapartida para que comece o processo de análise e possível instalação. Os critérios para definição, de responsabilidade do MEC, devem ser divulgados até o final de julho.

LEIA TAMBÉM: Porto de Rio Pardo: debate é retomado na Assembleia Legislativa

Publicidade

Além disso, o próprio município precisa demonstrar interesse. Em Santa Cruz, o vereador Alberto Heck (PT) já chegou a fazer contatos com o MEC e se reuniu com a reitoria do IFFar para viabilizar a implantação. Nídia comenta que, durante o processo, acontece a criação de um comitê de implantação. O grupo conta com a representação de entidades empresariais e industriais, Secretaria de Educação, Prefeitura e lideranças regionais. No momento, a reitora acredita que a Assembleia Legislativa deve estar aprovando o projeto. Nos próximos dias, a AL deve reunir-se no município com a Câmara de Vereadores e com a reitoria.

Em relação ao local, a reitora explica que, caso seja escolhida uma infraestrutura já existente no município, o processo é agilizado, visto que não há necessidade de projeto arquitetônico, processo licitatório e toda a construção da instalação. Porém, ela alerta que esse prédio, primeiro, deve ser cedido à união.

LEIA TAMBÉM: Unisc inscreve para curso que ensina como iniciar um e-commerce

Publicidade

Saiba mais sobre o IFFar

Nídia explica que o IFFar é uma instituição pública federal que oferta 50% das matrículas em cursos técnicos. A preferência é pelos cursos integrados ao ensino médio, mas também há oferta de cursos subsequentes (técnicos para quem já se graduou no ensino médio) e cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, em contraturno. Além disso, 16% das matrículas são destinadas a cursos de licenciatura, assim como opções de bacharelado, especialização e mestrado.

Ainda, há uma territorialização na divisão entre os três institutos federais do Rio Grande do Sul: o IFFar possui 11 campi, em municípios das regiões Central, Noroeste e Fronteira do estado. Em relação à existência do IFSul em Venâncio Aires, próximos a Santa Cruz do Sul, a reitora comenta que há um trabalho para evitar que ambos ofertem cursos nos mesmos eixos temáticos.

*Colaboraram os jornalistas Maria Regina Eichenberg e Leandro Porto

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.