Santa Cruz do Sul

Santa Cruz recebe exposição interativa sobre o ciclo da água nesta semana

Uma experiência interativa que faz o público conhecer o ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, além de uma mostra de cinema ambiental. Essa é a proposta da exposição itinerante Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais, que chega a Santa Cruz do Sul na próxima segunda-feira e fica até quinta, 1º de maio, na Praça Getúlio Vargas.

Entre segunda e quarta-feira, a mostra será restrita a escolas, mediante agendamento com a Secretaria Municipal de Educação. No feriado de 1º de maio, a exposição fica aberta ao público das 14 às 18 horas. No mesmo dia, também ocorrerá a Mostra Cine ao Ar Livre às 18 horas. Serão exibidos filmes que apresentam questões relacionadas à preservação ambiental e à sustentabilidade, de forma lúdica e atrativa para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

LEIA TAMBÉM: Preservação das tipuanas: especialistas elaboram documento que aponta o que deve ser feito

Publicidade

O projeto Olho D’Água é viabilizado por meio da Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Corsan e apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Educação.

Para a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, o apoio a projetos dessa relevância reforça o compromisso de ir além da prestação de serviços. “Queremos contribuir para o desenvolvimento socioambiental das comunidades em que estamos presentes, para que também se tornem agentes transformadores de cidades mais ambientalmente conscientes e sustentáveis.”

Com o intuito de despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos, o projeto tem como tema Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos. A exposição acontece em um Tech-Truck, caminhão com uma multiplataforma digital que leva ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Fraude no INSS gera preocupação na Apopesc após suspensão dos descontos dos associados

Na última semana, a exposição itinerante esteve recebendo o público em Venâncio Aires, na Praça da Matriz. Na manhã de quarta-feira, os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos vivenciaram as experiências com jogos de retirada de peças, com o objetivo de não deixar a torre cair. Cada peça retirada tem uma pergunta para que os alunos discutam e aprendam sobre o assunto tratado.

“A exposição traz muito conhecimento sobre a água e os cuidados que precisamos ter, já que é um bem essencial para a sobrevivência. A atividade mostra de forma lúdica e as crianças visualizam brincando, com jogos e maquetes. Elas conseguem ver na prática”, avaliou a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires, Luana Cristine Klafke.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.