Santa Cruz do Sul

Santa Cruz reconhece associações teuto-brasileiras como patrimônio imaterial

Foi sancionada pelo prefeito em exercício, Alex Knak, a lei que formaliza a importância histórica e social das entidades para a identidade germânica do município.

Em um marco para a preservação da memória e da identidade cultural de Santa Cruz do Sul, o vice-prefeito em exercício, Alex Knak, sancionou nessa segunda-feira, 5, a Lei Ordinária nº 10.233, que declara as associações culturais, recreativas e desportivas teuto-brasileiras como patrimônio cultural imaterial do Município. A medida reconhece formalmente o papel insubstituível dessas entidades na manutenção das tradições germânicas na região.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz sanciona lei que institui o Dia Municipal dos Profissionais da Saúde

Publicidade

O projeto de lei de autoria do vereador Alberto João Heck (PT), foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 18 de dezembro do ano passado, na última sessão ordinária. Segundo Heck, a iniciativa visa proteger e valorizar o associativismo teuto-brasileiro, que se manifesta em diversas comunidades do interior do município, sendo um dos pilares da sociabilidade local.

“As associações congregam vizinhanças, buscando o aprimoramento individual e coletivo através da arte, cultura, desportos e integração pelo lazer, pelas festividades anuais e por tradições próprias que passam de geração em geração.”

LEIA TAMBÉM: Terno de Reis: o som da tradição e da prosperidade ganha as ruas de Santa Cruz

Publicidade

A justificativa do projeto ressalta que a riqueza dessas associações reside em serem espaços vitais de convívio e transmissão de costumes, que remontam à chegada dos pioneiros germânicos ao Vale do Rio Pardo. A aprovação e sanção da lei ocorrem reforçam o vínculo histórico e cultural da comunidade com suas origens.

A declaração como patrimônio cultural imaterial assegura que as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos por essas associações sejam reconhecidos e apoiados pelo poder público, garantindo sua continuidade para as futuras gerações de santa-cruzenses.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Karoline Rosa

Share
Published by
Karoline Rosa

This website uses cookies.