Regional

Santa Cruz tem cerca de 10 mil cartões SUS duplicados; entenda

Em 2022, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul iniciou processo para atualizar o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque havia mais de 170 mil cartões ativos no município, contudo esse número era de cerca de 40 mil a mais do que a população. Assim, o órgão municipal passou a eliminar cadastros que estivessem repetidos.

LEIA MAIS: Secretaria de Saúde vai desativar cartões SUS que não iniciam com número 7; veja como regularizar

Somente na primeira checagem de cruzamento de dados, 17 mil cadastros duplicados foram excluídos. Atualmente, o número é de 142.148, ainda maior do que a população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2021, que é de 132.271 habitantes. A faixa etária mais representativa entre os cartões SUS é de 51 a 65 anos, que contabilizam 37.208 cartões.

Publicidade

O cartão SUS é exigido para qualquer tipo de atendimento eletivo na rede pública de saúde. Em casos de emergência, contudo, o paciente é atendido mesmo que não possua o documento. 

Veja os documentos necessários para o recadastramento

  • Documento com foto – carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de registro profissional, passaporte;
  • Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
  • Comprovante de residência atualizado – contrato de locação, conta de energia elétrica, água, internet fixa, telefone fixo, TV a cabo, IPTU, seguro imobiliário (com emissão de, no máximo, dois meses anteriores ao recadastramento);
  • No caso de menores de idade:
    • Certidão de Nascimento ou RG + CPF;
    • Atestado de matrícula escolar para o estudante e os responsáveis legais (pai, mãe ou quem possuir a guarda legal) para o caso de não possuírem comprovante em seu nome.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.