Na madrugada de quinta-feira, 8, para sexta, 9, os moradores do Vale do Rio Pardo foram pegos por uma forte chuva que atingiu diversos pontos da região. O alto volume registrado em poucas horas chama a atenção. Em Santa Cruz do Sul, conforme dados da Estação Meteorológica da Rádio Gazeta FM 107,9, instalada no Centro da cidade, foram 118,1 milímetros desde a meia-noite até as 11h30 desta sexta.
O momento em que a precipitação foi mais intensa foi por volta das 5 horas. Em apenas 10 minutos, foram 18 milímetros de chuva.
LEIA TAMBÉM:
Publicidade
A marca é a mais alta a ser registrada em um único dia desde maio de 2024, mês em que foram registradas as enchentes históricas em quase todo o Rio Grande do Sul. Antes disso, o dia mais chuvoso havia sido 23 de maio, com 127,2 milímetros de chuva. Aquele foi o mês mais chuvoso da história de Santa Cruz do Sul, com um total de 661 milímetros. Já o dia mais chuvoso foi 30 de abril, com 175 milímetros.
A chuva desta sexta causou transtornos. Segundo a Defesa Civil de Santa Cruz, houve casas destelhadas e pontos de alagamentos na cidade, assim como uma residência foi atingida por uma árvore. Em Vera Cruz, um poste caiu em Linha Dois de Dezembro. Já na RSC-287, entre Novo Cabrais e Paraíso do Sul, a pista teve de ser bloqueada nos dois sentidos devido à água sobre a pista.
Publicidade
This website uses cookies.