ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz tem o dia mais chuvoso de agosto em 107 anos

Esta quarta-feira, 25, foi o dia mais chuvoso em Santa Cruz desde janeiro. São 106 milímetros até 21 horas e o acumulado continua subindo. A chuva ocorrida nesta quarta equivale a 90% do esperado para todo o mês de agosto no município, que é de 117 milímetros pela média histórica recente. Até então, o dia mais chuvoso para este mês tinha ocorrido em 31 de agosto de 1926, quando foi registrado 103 milímetros, segundo a antiga estação do Serviço de Meteorologia do Ministério da Agricultura, instalada em 1914.

Se levar em conta a chuva dessa terça-feira, 24, e desta quarta, o total já supera o projetado para o mês – foram 123 milímetros em 48 horas. Desde o dia 1º de agosto, a chuva acumulada no Centro de Santa Cruz atinge 165 milímetros. Para se ter uma ideia, somente nesta quarta-feira, choveu mais do que o registrado em todo o mês de julho, que fechou com apenas 65 milímetros, em Santa Cruz. Os dados são da Estação de Meteorologia da Gazeta, localizada no Centro.

Publicidade

Neste ano, com exceção desta quarta-feira, só choveu tanto assim em 24 horas no dia 28 de janeiro. Naquela data, houve a chuva histórica, que causou alagamentos e prejuízos em diversos pontos da cidade. Na oportunidade, o acumulado no Centro foi de 110 milímetros em um único dia, mas com uma intensidade da chuva que atingiu, em determinado momento, 181 milímetros por hora. A principal diferença é que a chuvarada de janeiro foi concentrada em poucas horas e, por isso, causou tantos estrados e transtornos. Nesta quarta, foi mais diluída ao longo do dia.

Publicidade

LEIA MAIS: Semana será marcada por chuva e queda na temperatura em Santa Cruz

Publicidade

© 2021 Gazeta