Santa Cruz do Sul

Santa Cruz terá novo sistema de iluminação em ruas centrais

Com o objetivo de modernizar de forma estética e funcional o centro histórico de Santa Cruz, quatro quadras das ruas 28 de Setembro e Borges de Medeiros receberão novos postes de iluminação pública. A instalação, que deve iniciar no início da próxima semana, será no lado oposto aos postes de concreto da RGE já existentes. O investimento é de R$ 105.299,04, provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e o trabalho será executado pelas secretarias municipais de Obras e Infraestrutura e de Serviços Públicos. 

No total, serão 36 luminárias de estilo retrô/colonial sendo distribuídas em nove lâmpadas de luz quente em cada lado da quadra, com espaçamento de 15 metros entre elas. Os postes serão fixados ao solo com chumbadores e parafusos sobre fundação de concreto. Já a rede elétrica será totalmente subterrânea, para limpeza visual da via. Os fios também passarão embaixo do piso tátil que será colocado nestas calçadas. 

LEIA TAMBÉM: Veja como ficará o trânsito após as alterações em ruas de Santa Cruz

Publicidade

Anúncio do projeto de iluminação pública em Santa Cruz do Sul | Foto: Expedito Engling

O secretário municipal de Serviços Públicos, Edson Kern, que fez a apresentação do projeto, enfatizou que o objetivo é qualificar o centro, proporcionando mais segurança e contemplando a acessibilidade. “O projeto nasceu de uma união de pensamentos. Fizemos esse alinhamento de ideias e pensamos em algo diferente, para modernizar a cidade. E chegou-se a essa definição.” Ele ressalta que o projeto-piloto também atende a uma normativa que rege sobre a iluminação de passeio público. “Tem uma norma que diz que nas ruas mais largas a luz precisa contemplar os dois lados da calçada para atender a segurança dos pedestres. Então, nesse sentido sabemos que temos muitos ajustes ainda para fazer nas ruas.” 

Kern também evidenciou que o pontapé inicial será nestas quadras em virtude da baixa luminosidade, grande fluxo de pessoas à noite e para contemplar a parte turística. A ideia, segundo ele, é ampliar para mais áreas, como por exemplo nas praças, que estão com iluminação deficitária e até pela questão estética.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Vanessa Behling

Share
Published by
Vanessa Behling

This website uses cookies.