Entre segunda e sexta-feira da última semana, a Secretaria da Saúde de Santa Cruz do Sul ofereceu testes para pessoas que estiveram em situação de risco para o contágio pelo novo coronavírus, mas não apresentavam sintomas. O objetivo era localizar pessoas que, sem saber que estavam infectadas, poderiam estar disseminando a Covid-19 e, desta forma, cortar cadeias de transmissão.
LEIA MAIS: Venâncio Aires confirma primeiro caso de Ômicron; transmissão é comunitária no RS
A procura foi crescendo ao longo da semana – o que levou, inclusive, à troca de horário e local da testagem -, e a taxa de positivos entre os testados também variou para baixo, com o aumento do número total de exames feitos (confira os dados abaixo). Na média dos cinco primeiros dias da Fase 3 do Projeto Testar, 14% das pessoas testadas tiveram resultado positivo para a Covid-19. Foram 528 exames feitos, 76 dos quais confirmaram a infecção do paciente pelo novo coronavírus.
Publicidade
A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, vê o resultado como indicativo da eficácia das vacinas, já que todos os assintomáticos com teste positivo estavam imunizados. “Nos prova que realmente a vacina está apresentando o resultado esperado, de não evitar a transmissão, mas diminuir ou até anular a gravidade da doença”, avaliou.
Mesmo assim, Daniela admite que o número de infectados é alto. “Esperávamos um pequeno aumento devido ao período de férias, mas realmente nos surpreendemos com esse quantitativo”, disse. Mas acrescentou: “O que nos mantém mais tranquilos é realmente a questão da gravidade, por serem casos leves ou até assintomáticos, e a nossa taxa de hospitalização que está se mantendo baixa”.
A secretária de Saúde ainda destacou que a administração municipal acompanha diariamente os números da Covid-19, com todas as unidades, e avalia a necessidade de novas ações de contingência.
Publicidade
LEIA MAIS: Covid-19: aumento de casos pode cancelar programação de carnaval em Santa Cruz
A Fase 3 do Projeto Testar segue nesta segunda-feira, das 13 às 18 horas, no Espaço Assemp – Rua Coronel Oscar Jost, 1571. Antes do exame, o cidadão passa por triagem, com entrevista sobre histórico de viagens, sintomas e motivo da busca pelo teste. A orientação é que as pessoas procurem o serviço a partir do terceiro dia após a exposição à situação de risco de contágio. É preciso apresentar documento de identificação e carteira de vacinação. O teste feito é o Rápido-Antígeno, cujo resultado leva cerca de 20 minutos.
Pessoas com sintomas da Covid-19 não devem procurar a testagem na Assemp. O atendimento, nestes casos, ocorre nas unidades de saúde e plantões 24 horas.
Publicidade
LEIA MAIS: Secretaria de Saúde cria horário para atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.