ads1 ads2
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa Cruz trabalha para prevenir possíveis focos do aedes aegypti

A Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul segue realizando trabalhos para prevenir o possível aparecimento do mosquito aedes aegypti. O inseto é o responsável pela transmissão de três doenças – a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya. Ainda em novembro foi encontrado um foco do mosquito em uma das armadilhas instaladas no Centro do município, na esquina das ruas Ernesto Alves e Senador Pinheiro Machado.

No local e em um raio de 300 metros em volta foi feito o trabalho de erradicação ao aedes. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, 30, o coordenador do departamento de ações de combate ao mosquito da Vigilância Sanitária, Leonardo Rodrigues, não há como eliminar o inseto e possíveis focos sem o auxílio da comunidade.

ads6 Advertising

Publicidade

Atualmente Santa Cruz trabalha com dez agentes na rua e 300 armadilhas para coleta. No Estado, o Piratini está cogitando pedir auxílio do Exército Brasileiro para combater o aedes aegypti em municípios com mais casos de dengue e prevenir a aparição do zika vírus e da febre chikungunya.

O zika vírus foi associado nos últimos dias pelo Ministério da Saúde aos inúmeros casos de microcefalia em bebês que nasceram em estados do Nordeste do Brasil.

Publicidade

ads9 Advertising

© 2021 Gazeta