O santa-cruzense Bruno Rodrigues Diaz, de 24 anos, conta com o apoio da comunidade para custear uma cirurgia. Ele tem uma doença chamada acalásia, distúrbio raro que dificulta a entrada de alimentos e líquidos no estômago, e já realizou uma cirurgia pelo SUS no ano passado. O procedimento, contudo, não foi executado corretamente e agora é necessária uma nova intervenção para corrigir a anterior e solucionar o problema. O objetivo é conseguir R$ 20 mil até o dia 22 de março.
LEIA TAMBÉM: Campanha incentiva repasse de sutiãs cirúrgicos para pacientes oncológicas
Bruno conta que em janeiro de 2022 fez a primeira cirurgia, chamada de Miotomia de Heller, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Durante o procedimento, porém, ele teve o esôfago perfurado três vezes e acabou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também adquiriu uma pneumonia e precisou de um dreno para retirar o líquido acumulado no pulmão esquerdo. Por um longo tempo, conseguiu se alimentar somente por sonda e perdeu 23 quilos.
Publicidade
Depois de consultar com um especialista, Bruno descobriu que a primeira intervenção não foi feita da forma correta. “Hoje eu me alimento muito pouco, a comida demora para chegar no estômago e quando chega sinto muita dor, pois o alimento entala e eu preciso empurrar com água”, relata. O novo procedimento pelo qual precisa passar é menos invasivo e tem recuperação muito mais rápida, mas não é oferecido pelo SUS. Em função dos custos, a única alternativa é passar pela operação no Rio Grande do Norte, onde o valor é três vezes menor do que em São Paulo.
LEIA TAMBÉM: Entidades de Santa Cruz recebem doações feitas no Estação Verão
O custo total é de R$ 20 mil, mas ele espera conseguir arrecadar um pouco mais para pagar também as passagens e demais despesas com deslocamento. Quem estiver interessado em ajudar pode entrar em contato pelo telefone (51) 99393 3055, que também é WhatsApp, ou pelo (51) 99530 2406, com Caroline. Doações podem ser feitas também diretamente pelo Pix, pela chave (55) 99716 6867.
Publicidade
This website uses cookies.