Giovane André Radtke foi o único representante da região
Santa Cruz do Sul esteve representada em Brasília por Giovane André Radtke, de 27 anos, durante o Programa de Estágio-Visita da Câmara dos Deputados. O bacharel em Direito pela Unisc e assessor jurídico foi um dos 79 participantes de todo o Brasil e o único da região a vivenciar, de 25 a 28 de novembro, a rotina do Congresso Nacional.
“Foi uma oportunidade única de compreender a dinâmica do processo legislativo federal, muitas vezes desconhecida até mesmo por operadores do Direito. A vivência me fez perceber como a política e a elaboração das leis estão diretamente ligadas ao cotidiano de todos nós”, destacou o morador de Rio Pardinho.
LEIA TAMBÉM: Vacina contra a Covid-19 tem novas regras; confira
Publicidade
O programa, promovido pela 2ª Secretaria da Câmara com apoio do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), é voltado para estudantes de graduação de qualquer área do conhecimento. Com 40 horas de atividades divididas entre módulos a distância e presenciais, o estágio oferece uma imersão no funcionamento da Casa do Povo e promove interação com parlamentares e colegas de diferentes regiões do País.
Além do aprendizado sobre o sistema político e legislativo, Radtke ressaltou a troca de experiências culturais. “Pude apresentar um pouco da cultura gaúcha, como o chimarrão, para colegas de outros estados. Foi enriquecedor aprender e compartilhar histórias.”
LEIA TAMBÉM: Horário especial no comércio começa com movimento tímido
Publicidade
Giovane foi indicado pela deputada federal Franciane Bayer (Republicanos-RS). “Sem essa indicação, não seria possível participar. Foi uma experiência que reafirmou a importância da participação ativa na política e da vivência cidadã”, concluiu.
O Programa de Estágio-Visita ocorre semestralmente, e as inscrições podem ser feitas por meio de gabinete parlamentar. Os interessados passam por processo seletivo da 2ª Secretaria da Câmara.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
This website uses cookies.