Regional

Santa-cruzenses recebem homenagem no Troféu Visibilidade Trans

Nessa segunda-feira, 29, data que marcou o Dia Nacional da Visibilidade Trans, foi realizada no Teatro Renascença, em Porto Alegre, a primeira edição do Troféu Visibilidade Trans Verônica Oliveira. A iniciativa premiou 50 personalidades trans e travestis pelas ações de cidadania desenvolvidas para promover o respeito à diversidade e a visibilidade da pauta no Rio Grande do Sul em 2023. Dessa forma, entre os homenageados estiveram os santa-cruzenses Nicolly Mikaelly Lisboa e Valentin Ourives de Vargas.

A premiação é uma iniciativa do governo do Estado, por meio do Departamento de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com o apoio da ONG Igualdade RS e da Prefeitura de Porto Alegre. Já a escolha dos homenageados ocorreu por meio de votação nas redes sociais da SJCDH, assim como indicações da ONG Igualdade RS, de gestores municipais da política LGBT e do Departamento de Diversidade e Inclusão.

LEIA TAMBÉM: Mutirão orientou comunidade trans sobre retificação de pronome e gênero em Santa Cruz

Publicidade

A programação contou, além das homenagens, com diversas apresentações artísticas e a presença de lideranças da pauta LGBTQIA+. Entre elas, a secretária-adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, que se emocionou com o momento. “Hoje estão aqui inúmeras mulheres trans que deram impulso para eu me assumir e acreditar em meus sonhos, dizendo sempre que eu, enquanto mulher trans, posso ocupar um cargo de secretária, de gestora pública, e que posso ser o que eu quiser”, declarou.

Na primeira edição, o prêmio relembrou a ativista Verônica Olivera, atuante da causa LGBT em Santa Maria e assassinada em dezembro de 2019.

LEIA TAMBÉM: Visibilidade trans: luta por direitos acontece durante o ano inteiro

Publicidade

Reconhecimento por ações sociais

Uma das vencedoras do prêmio, a santa-cruzense Nicolly Lisboa ficou contente assim que soube do reconhecimento. “Orgulho me define de ser a primeira mulher trans do Vale do Rio Pardo a receber o Troféu Visibilidade Trans e uma linda homenagem de reconhecimento pelos meus trabalhos sociais”, afirma. Além disso, ela também exalta a importância da mulher trans negra e periférica ocupar espaços na comunidade e outros locais, levando comunicação, respeito e igualdade.

Nicolly se define como “uma grande porta-voz às pessoas excluídas e menos beneficiadas da comunidade”. Entre suas atuações que renderam o troféu, estão ações beneficentes com crianças em datas comemorativas, como Dia das Crianças e fim de ano. Ela também realiza a doação de material escolar para os pequenos mais carentes. Já com outras mulheres trans, a santa-cruzense trabalha as induzindo ao auto-conhecimento por meio de palestras, assim como auxilia com documentação, alimentação e lares fixos.

Santa-cruzense Nicolly Lisboa foi uma das 50 personalidades homenageadas

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.