Santa Cruz do Sul

Santuário de Schoenstatt pode ser cedido à Associação Mãe Rainha

A capela do antigo Santuário de Schoenstatt, localizado às margens da BR-471, em Santa Cruz do Sul, acaba de ser oficialmente reconhecida como bem integrante do patrimônio histórico, cultural, religioso e turístico do município. A medida foi formalizada por meio de decreto assinado pelo prefeito Sérgio Moraes no início deste mês, a partir de projeto de lei de autoria do vereador Edson Azeredo, líder de governo na Câmara.

O reconhecimento do valor histórico do local foi celebrado durante reunião entre o prefeito Sérgio Moraes, o vice Alex Knak e representantes da Associação Mãe Rainha, entidade fundada em 2022 com o objetivo de preservar o antigo santuário. No encontro, Representantes da associação agradeceram ao governo municipal e formalizaram o pedido de cessão da estrutura física do espaço, com o intuito de promover reformas e garantir a conservação.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura encaminha planejamento dos próximos quatro anos para análise da Câmara

Publicidade

Envolvido desde os primeiros movimentos em defesa do antigo Santuário, o presidente da associação, Ruy Alberto Kaercher, lembrou a preocupação inicial e comemorou os avanços. “Foi um choque, anteriormente, quando recebemos a notícia de que o local poderia ser desativado. Chegamos a saber que havia a intenção de demolição. Agora, como patrimônio histórico, nossa proposta é revitalizar a capela, fazendo as reformas necessárias.”

Alex Knak, que articulou a reunião, também destacou a importância do momento. “É uma forma de marcar a história do município. Quando meu pai faleceu, buscamos paz e conforto no Santuário. Minha mãe é devota e ficou muito decepcionada com o fechamento. Que bom que agora estamos comemorando”, disse.

LEIA TAMBÉM: Cuia gigante com mirante em forma de bomba de chimarrão será atrativo turístico de Venâncio Aires

Publicidade

A reunião foi solicitada pelo vereador Edson Azeredo, que agradeceu ao prefeito e ao vice pela receptividade. “Não queremos que este espaço se perca. Vamos trabalhar para captar recursos e manter viva essa história que representa tanto para a comunidade”, afirmou.

Processo

Em maio de 2023, um novo santuário foi inaugurado no centro da cidade, depois que as Irmãs de Maria, mantenedoras legais do antigo local, entenderam que a estrutura já não atendia mais à missão do movimento. Desde então, o espaço passou a abrigar a Escola Municipal de Educação Infantil Mãe de Deus e projetos sociais mantidos pela Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca).

Ao sinalizar abertura à possibilidade de cedência do local à associação, o prefeito ponderou que a iniciativa precisa ser cuidadosamente analisada sob o ponto de vista legal. Durante a reunião, também foi debatida a possibilidade de incluir o antigo santuário em um futuro roteiro turístico religioso, com resgate e valorização de igrejas históricas do município, que está sendo estruturado pela Prefeitura.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.