O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será liberado para os trabalhadores nascidos em abril a partir desta quarta-feira, 11, e para os nascidos em maio a partir do sábado, 14. As movimentações do chamado saque extraordinário estarão disponíveis até 15 de dezembro deste ano. O valor do saque do FGTS será depositado em conta poupança social, no aplicativo Caixa Tem.
O crédito poderá ser usado pelo trabalhador como quiser. O montante pode, por exemplo, ser transferido para outra conta, ser usado para quitar débitos, pagar boletos ou fazer compras de produtos e serviços. No Caixa Tem, também será possível pagar com o saldo por meio da leitura de QR code em maquininhas de cartão de lojas físicas.
LEIA MAIS: Entenda como vai funcionar o saque extraordinário do Fundo de Garantia
O valor disponível para o saque extraordinário pode ser consultado no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS para celulares. Caso o trabalhador não queira sacar o montante, o crédito será devolvido para a conta até 15 de dezembro deste ano. O crédito automático na conta poupança social poderá ser desfeito até o dia 10 de novembro. Quem não quiser receber o valor do saque extraordinário deverá acessar o aplicativo do FGTS ou ir a uma agência da Caixa informar a decisão.
Veja o calendário do saque extraordinário do FGTS:
- Nascidos em janeiro receberam em 20 de abril
- Nascidos em fevereiro receberam em 30 de abril
- Nascidos em março receberam em 4 de maio
- Nascidos em abril recebem em 11 de maio
- Nascidos em maio recebem em 14 de maio
- Nascidos em junho recebem em 18 de maio
- Nascidos em julho recebem em 21 de maio
- Nascidos em agosto recebem em 25 de maio
- Nascidos em setembro recebem em 28 de maio
- Nascidos em outubro recebem em 1º de junho
- Nascidos em novembro recebem em 8 de junho
- Nascidos em dezembro recebem em 15 de junho
LEIA MAIS: VÍDEO: governo federal libera saque extraordinário do FGTS; saiba como sacar
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.