Cultura e Lazer

Sarau na Casa das Artes destaca a literatura feminina

A Casa das Artes Regina Simonis sediou na manhã de sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, um sarau artístico e literário para valorizar a força e a expressão feminina. O objetivo foi trazer à luz a cultura, a arte e a reflexão acerca da atuação das mulheres nas mais diversas frentes da literatura e da música. A atividade, aberta ao público, foi uma iniciativa conjunta da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul (Alesc); Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da Casa das Artes; e do Grupo Leia Mulheres, que estimula a leitura das obras de escritoras nacionais e internacionais dos mais diversos gêneros.

LEIA TAMBÉM: Cavalgada das Anitas celebra o Dia da Mulher

Segundo a presidente da Alesc e integrante da Academia Rio-Grandense de Letras, Marli Silveira, o sarau literário em homenagem às mulheres integra o projeto da Alesc de promover mensalmente um tema que vá ao encontro da comunidade. A atividade contou com a participação da cantora e intérprete Bruna Ave Cantadeira, que fez uma mescla de música e literatura. Além disso, a escritora santa-cruzense Valesca de Assis falou sobre sua trajetória e sobre as mulheres, de modo geral, e uma das mediadoras do Leia Mulheres, Rosiana Kist, abordou o mercado editorial da literatura feminina, apresentando parte de uma pesquisa de doutorado que está desenvolvendo.

Publicidade

Outro ponto da programação foi a leitura de trechos de obras femininas, contou com a participação de homens e mulheres. “Reunimos em torno de 60 pessoas de várias entidades que são ‘fazedores’ e incentivadores de cultura”, comemorou Marli. Já a presidente da Associação Pró-Cultura, Carolina Knies, evidenciou que o sarau foi mais um dia para fomentar a cultura – e em especial por homenagear e honrar as mulheres.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Cláudia Priebe

Cláudia Priebe é natural de Candelária (RS). Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desde 2005, onde também concluiu especialização MBA em Agronegócios, em 2008, começou a atuar na área ainda em 2002. Sua primeira experiência foi no meio impresso, no Jornal de Candelária, local em que, por mais de dois anos, desenvolveu atividades como repórter, fotógrafa e revisora. Entre 2005 e 2008 atuou no grupo das Rádios Sobradinho AM 1110 e Jacuí FM 97,3, em Sobradinho (RS). Nesse período desenvolveu atividades como redatora, repórter de rua, locutora e produtora de programas jornalísticos, além de fazer apresentações de eventos promovidos pelas duas emissoras. Em 2008 retornou para o meio impresso, desta vez para o jornalismo especializado, e atuou como jornalista freelancer da Editora Gazeta, da Gazeta Grupo de Comunicações. De 2009 a 2015 integrou a equipe da Folha de Candelária, também em Candelária, tendo acumulado as funções de repórter, fotógrafa, revisora e subeditora nos três primeiros anos e a edição geral, coordenando uma equipe de outros quatro repórteres, nos três anos finais. Nesse mesmo período prestou serviços para a Cassol Publicidade e Propaganda, de Candelária, na redação semanal das sessões da Câmara de Vereadores de Candelária. Entre os anos de 2015 a 2023 atuou como assessora de imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, sendo responsável pela comunicação interna e externa da entidade, bem como pela produção e edição de materiais gráficos diversos. Em 2023 retornou para a Gazeta Grupo de Comunicações, onde atualmente se dedica à produção e edição de conteúdo para os cadernos especiais do jornal Gazeta do Sul e de conteúdos patrocinados para o Portal Gaz, atendendo clientes de segmentos como comércio, indústria e prestação de serviços. Eventualmente, atua, também, como revisora do jornal.

Share
Published by
Cláudia Priebe

This website uses cookies.